A força-tarefa paranaense criada para ajudar as vítimas pelas inundações em Santa Catarina recebeu, nesta quarta-feira (10), Menção Honrosa da Assembléia Legislativa do Paraná. O grupo foi composto por 140 bombeiros do 1.º e 6.º Grupo de Operações de Socorro Tático – Gost, policiais da Companhia de Choque e do Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde e por médicos e enfermeiros do Hospital da Cruz Vermelha de Curitiba e da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Paraná.
A homenagem foi proposta pelo deputado Jocelito Canto e foi realizada no Plenário do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury. Ao abrir a sessão, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus, ressaltou a solidariedade e a competência do povo paranaense. “Esta Casa presta homenagem aos valorosos homens e mulheres que levaram a bandeira do Paraná e da solidariedade ao estado vizinho”. Já o deputado Jocelito Canto, autor da proposta, estendeu a homenagem a todo paranaense que, de alguma forma, socorreu os necessitados de Santa Catarina, seja doando roupas, alimentos ou com trabalho voluntário.
A AL também entregou menções honrosas ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo José de Oliveira, representando todos os policiais militares, ao comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jorge Luiz Thais Martins, representando todos os bombeiros militares, e a presidente do Programa do Voluntariado Paranaense – Provopar, Lucia Arruda, no ato representada por Edda Deiss de Mello e Silva – vice-presidente e coordenadora do Conselho da Mulher Executiva, representando todos os voluntários e a comunidade em geral que ajudaram os catarinenses.
RAPIDEZ – A Defesa Civil do Paraná foi a primeira a ir às cidades catarinenses e avaliar as necessidades da população. A força-tarefa auxiliou na retirada das pessoas das casas ilhadas nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em Itajaí e Gaspar. O coordenador estadual da Defesa Civil e secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Washington Rosa, disse que a mobilização foi histórica. “A manifestação de solidariedade do povo paranaense foi grande. Só do Paraná foram transportadas 4 mil toneladas de donativos”.
Além da coleta, separação e transporte dos donativos, a Defesa civil do Paraná transportou médicos e enfermeiros voluntários em dois aviões do Governo do Estado. Os profissionais trabalharam nos hospitais de campanha de Itajaí e Blumenau. “Coincidentemente, hoje foi realizado o último transporte aéreo de médicos e enfermeiros”, lembrou o coronel Washington.
Para o major Samuel Prestes, comandante da força-tarefa, a homenagem reconhece o trabalho desenvolvido há muito tempo. “Temos praças com mais de 25 anos de serviço e dedicação e que agora tiveram seu trabalho reconhecido”, disse o major. Prestes salientou a união e o trabalho em equipe entre o Corpo de Bombeiros, Companhia de Choque, Polícia Ambiental e Casa Militar. “Nossa coordenação e disciplina foram reconhecidas pela população e autoridades de Itajaí”.
Defesa Civil é homenageada pelo trabalho feito em Santa Catarina
O grupo homenageado pela Assembléia Legislativa foi composto por 140 bombeiros, policiais militares, civis, médicos e enfermeiros
Publicação
10/12/2008 - 17:30
10/12/2008 - 17:30
Editoria