As divisões de Defesa Civil dos quatro Estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul – vão passar a atuar de forma integrada e desenvolver ações conjuntas de fiscalização.
Entre medidas que estão em estudo, está a parceria dos Estados membros do Codesul com a Petrobrás para aperfeiçoamento da estrutura de atendimento de acidentes em municípios onde a estatal possui instalações, como Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
A parceria foi discutida nesta terça-feira (31), em Curitiba, durante um encontro entre os coordenadores da Defesa Civil dos três Estados com o presidente da Defesa Civil do Codesul e coordenador do setor no Governo do Paraná, major Anselmo de Oliveira.
Oliveira explicou que a intenção é, além da Petrobrás, incluir também a Agência Nacional do Petróleo (ANP) no desenvolvimento de um plano preventivo de acidentes, como o vazamento de óleo ocorrido na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, e a explosão do navio Vicuña, no litoral paranaense.
“Além disso, vamos passar a adotar normas coordenadas de fiscalização nos caminhões que transportam produtos perigosos e que trafegam pelas rodovias dos quatro estados e, também, criaremos um sistema de comunicação mais eficiência entre as unidades de defesa civil do Codesul”, explicou.
O major José Mauro da Costa, chefe da Defesa Civil de Santa Catarina e que está trabalhando na parceria com a Petrobrás, explica que a direção da estatal já mostrou interesse em investir na idéia, que pode ser expandida para todo país. “Com apoio da Petrobrás, podemos reforçar as equipes e atender os acidentes com mais eficiência e rapidez”, explicou.
Bombeiros - Outra medida anunciada pelo major Anselmo de Oliveira durante o encontro é que o Governo do Estado vai ampliar o número de municípios que passarão a contar com Corpo de Bombeiros. Ele explicou que o governo está treinando 72 bombeiros policiais militares que ajudarão na formação de grupos de bombeiros voluntários em 46 municípios até o final de 2006.
“Até 2002, apenas 47 municípios contam com Corpo de Bombeiros. No ano passado, instamos o projeto do bombeiro voluntário em Pitanga, Prudentópolis, Campina Grande do Sul e Lapa. Agora, vamos estendê-lo para outros 46 municípios. Isso significa um aumento de 100% no número de cidades que contam com o serviço”, disse.
Oliveira explica que o Governo do Estado vai financiar 70% dos recursos necessários para a instalação dos postos e os 30% restantes serão financiados aos municípios a fundo perdido. “Teremos três equipes trabalhando 24 horas nestes municípios. E elas serão responsáveis pelo primeiro atendimento em caso de emergência enquanto equipes de outras cidades são acionadas”, disse.
Além dos majores Anselmo José de Oliveira, do Paraná, e José Mauro da Costa, de Santa Catarina, também participaram do encontro o tenente-coronel João Luiz Soares, do Rio Grande do Sul, o coronel João Alves Calixto, do Mato Grosso do Sul, além do secretário executivo do Codesul, Santiago Gallo.
Prevenção - Para Santiago Gallo, a importância da reunião esteve na capacidade que os estados possuem de ter ações conjuntas nas suas políticas públicas de Defesa Civil. “Durante a presidência do governador Roberto Requião no Codesul, os aspectos preventivos dessas políticas terão prioridade, objetivando o bem-estar das populações mais necessitadas”, afirmou.
Gallo lembrou que estão sendo programas outras reuniões envolvendo o Codesul nos próximos meses. A primeira, com os secretários da Agricultura, em que a temática será a febre aftosa e a seca. A segunda com os secretários de Ciência e Tecnologia para a criação da rede Codesul na área. Já a terceira será realizada com os secretários de Transporte e irá avaliar a execução do plano integrado de transporte.
Também será realizada uma reunião com a diretoria do BRDE para apresentar ao governador do Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, propostas para o funcionamento do banco naquele Estado, conforme foi decidido pelos governadores do Codesul em uma reunião realizada em maio.
Defesa Civil dos Estados do Codesul vão atuar em conjunto
Decisão foi tomada nesta terça-feira (31) por representantes do PR, SC, MS e RS durante reunião no Palácio Iguaçu
Publicação
31/05/2005 - 17:20
31/05/2005 - 17:20
Editoria