A equipe especial da Defesa Civil do Paraná, enviada pelo Governo do Estado ao Piauí para ajudar na busca por desaparecidos nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Algodões, resgatou neste domingo (14) o corpo de mais uma vítima. “A equipe de busca localizou o corpo de uma criança que estava desaparecida, graças a um cidadão que sentiu um odor típico da decomposição e nos contatou. Os cães farejadores confirmaram a situação e nós concluímos a operação de resgate”, explicou o comandante da operação major Samuel Prestes.
“As operações de busca são complicadas devido a diversos fatores, tais como clima muito quente, área de buscas muito grande, grande quantidade de entulhos, vegetação fechada, dificuldade de acesso ao local. As estradas foram destruídas e há grande quantidade de animais mortos. A aplicação dos cães tem sido de fundamental importância nas operações”, relatou Prestes.
Os animais trabalharam por seleção de odor, que ocorre quando algum objeto da pessoa é apresentado ao cão. De acordo com o major, a chegada das equipes do Paraná incentivou a continuidade das buscas. “A tropa local estava cansada e desanimada. Eles estão bem receptivos e animados com a aplicação dos cães e das técnicas de busca e resgate em estruturas colapsadas”, disse Prestes.
Aproximadamente 60 pessoas, entre integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Piauí, Exército e Força Aérea Brasileira, trabalham nas buscam diariamente. A equipe paranaense é formada por seis policiais militares e três cães do Canil da Companhia de Choque da PM e três bombeiros e um cão do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), do Corpo de Bombeiros.
A força tarefa conjunta do Paraná é formada pelo Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros e o Canil da Companhia de Poliamento de Choque (Cia Choque) da Polícia Militar. “Todos os componentes da tropa paranaense, homens e cães, foram empregados diariamente em uma jornada de 10 a 13 horas diárias”, acentuou Prestes.
A Defesa Civil do Paraná promove campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das fortes chuvas e enchentes, nas regiões Norte e Nordeste. Podem ser doados alimentos não-perecíveis e de fácil preparo, como macarrão instantâneo, além de água para beber, materiais de limpeza e de higiene e roupas adequadas ao clima quente da região.
As doações podem ser feitas nos postos do Corpo de Bombeiros (de segunda-feira a domingo, de 8h às 18h) e do Provopar (de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h) em todo o Paraná. Mais informações pelos telefones da sede do Corpo de Bombeiros (41 3351 2000), do Primeiro Grupamento de Bombeiros (41 3212 2900), da Defesa Civil (41 3350 2608) e do Provopar/PR (41 3234 1118).
Defesa Civil do Paraná resgata corpo de criança desaparecida no Piauí
Cães farejadores ajudaram na operação de resgate de vítima do rompimento da barragem de Algodões
Publicação
15/06/2009 - 18:40
15/06/2009 - 18:40
Editoria