A Defesa Civil do Paraná completa nesta quinta-feira a distribuição de 32 toneladas de farinha de trigo, com o Plano de Distribuição de Alimentos para Comunidades Indígenas. A ação dá continuidade à distribuição de alimentos às comunidades indígenas que sofrem com a desnutrição, devido à perda das suas roças por causa da estiagem. “Estamos prestando atendimento emergencial às famílias indígenas do Estado. Também estamos monitorando e cobrando dos órgãos responsáveis pela assistência ao índio uma maior atenção às comunidades paranaenses”, afirma o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Washington Rosa.
A Defesa Civil – órgão ligado à Casa Militar – está coordenando a doação dos alimentos, desde que o governador Roberto Requião assumiu a responsabilidade de ajudar as famílias indígenas no Paraná. Estão sendo distribuídos dez quilos de farinha de trigo para cada uma das 3.029 famílias que residem em comunidades indígenas no Estado. Os produtos foram adquiridos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
No dia 1º de abril, tenente-coronel Washington Rosa esteve em Brasília reunido com a direção da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), com o objetivo de debater ações voltadas às comunidades indígenas do Paraná que sofrem com a desnutrição infantil. O Governo do Paraná cobrou dos órgãos federais a responsabilidade na assistência às comunidades paranaenses.
COMUNIDADES – As oito coordenadorias regionais da Defesa Civil foram mobilizadas na ação que abrange todas as comunidades indígenas do Estado. Na região de Curitiba foi beneficiada a área indígena de Kakané Porá – Cambuí e a aldeia guarani de Piraquara. No Litoral, as aldeias do Cerco Grande em Guraqueçaba, da Ilha da Cotinga em Paranaguá e as aldeias do Sambaqui e de Guaraguaçu em Pontal do Paraná.
Na região Central do Estado receberam os donativos as aldeias das áreas indígenas de Rio d’Areia em Inácio Martins, Queimadas e Mococa em Ortigueira e Marrecas, situada no município de Turvo. Na região de Londrina foram alcançadas as aldeias situadas nos municípios de Abatiá, Tomazina, Santa Amélia, Tamarana e São Jerônimo. Também receberam doações as famílias das áreas do Rio das Cobras e Toldo da Boa Vista que ficam, respectivamente, em Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul.
Na Região Oeste, as aldeias das cidades de Espigão Alto do Iguaçu, Diamante d’Oeste, Terra Roxa, Guaíra, Chopinzinho, Palmas, Clevelândia. Estão previstas ainda entregas dos alimentos para as comunidades localizadas nos municípios de Cândido de Abreu, Manoel Ribas, São Miguel do Iguaçu e Santa Helena.
Defesa Civil distribui 32 toneladas de farinha para comunidades indígenas
Programa do Governo do Paraná garante alimentação a mais de 3 mil famílias
Publicação
29/04/2009 - 17:30
29/04/2009 - 17:30
Editoria