Cerca de 100 pessoas estão mobilizadas para amenizar o impacto do temporal de granizo que destruiu telhados de 5 mil casas, de postos de saúde escolas e indústrias de União da Vitória. O trabalho está sendo realizado pela Defesa Civil, junto com a comissão municipal, em parceria com o Exército, Polícia Militar e prefeitura. Estima-se que até quinta-feira (04) todas as casas de pessoas carentes devam estar novamente cobertas.
Os esforços estão sendo concentrados para restaurar as residências de famílias carentes, que segundo dados da Defesa Civil somam 3.200. O governo do Estado já enviou 15 mil telhas à cidade e mais 15 mil devem chegar a União da Vitória nesta segunda-feira (01). Além dessas, 22 mil foram doadas pela prefeitura e cerca de 3 mil pela iniciativa privada. “Surpreende a organização e a disposição das pessoas”, comentou a capitão Mänich, que coordena a operação pela Defesa Civil.
Todo o material está sendo encaminhado ao quartel da Polícia Militar e, de lá, distribuído aos bairros atingidos. Antes, porém, foi feito um cadastros com as famílias atingidas para garantir que nenhum material fosse desviado ou usado de maneira imprópria. A entrega das telhas é sempre acompanhada por um policial ou membro da Defesa Civil e segue o que foi anotado no cadastro feito pela prefeitura. “Todos estão sendo compreensivos”, afirmou a capitão.
Estragos – Além das residências, as chuvas danificaram instalações de 105 indústrias, 83 estabelecimentos comerciais, 24 escolas, além de alguns postos de saúde, creches e asilos.
O temporal também danificou algumas residências em outras cidades, como Guaratuaba, Cascavel, Colombo, Pinhais e Quatro Barras. Entre elas, a situação mais grave ocorreu em Guaratuba com 70 residências danificadas. Nesses municípios, a Defesa Civil também está atuando, por meio da comissões locais e Corpo de Bombeiros.
Defesa Civil continua trabalho de reconstrução em União da Vitória
Mais de 50 mil telhas serão distribuídas a famílias carentes, para que as casas atingidas pelo granizo sejam recuperadas
Publicação
01/03/2004 - 00:00
01/03/2004 - 00:00
Editoria