A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está implementando um sistema diferenciado para agilizar o atendimento a emergências nos municípios. Atendendo orientação do Sistema Nacional de Defesa Civil, as Comissões Municipais de Defesa Civil estão sendo estimuladas com o objetivo de integrar e tornar mais eficiente o serviço de defesa civil no estado.
A proposta é fazer com que todo município tenha estrutura capaz de reagir de imediato em situações de emergências. As Comissões Municipais de Defesa Civil (Comdec), já estão presentes em 289 municípios paranaenses e a meta é completar a atuação nos 399.
Os resultados da implantação das comissões está sendo discutido em reunião que vai ocorrer nesta terça-feira (14), em Guarapuava, no hotel Atalaia. Estarão presentes o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, major Anselmo José de Oliveira, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ivaldo Marchesi e coordenadores regionais e comandantes do Corpo de Bombeiros de todo Paraná.
As comissões municipais serão responsáveis pelo atendimento emergencial e preventivo. Neste último, elas fiscalizam o trânsito de produtos perigosos, como ácidos e combustíveis e, também, se responsabilizam pela poda de árvores que representam risco à vida e ao patrimônio. Outra tarefa das comissões é identificar as áreas de risco na comunidade.
Defesa Civil avalia instalação de comissões municipais
Comissões serão responsáveis por prevenir acidentes e dar atendimento em situações de emergência
Publicação
12/10/2003 - 00:00
12/10/2003 - 00:00
Editoria