As regiões Oeste e Sudoeste do Paraná foram atingidas, entre 18h e 22h de quinta-feira (11), por fortes chuvas com granizo e ventos de até 93 quilômetros por hora. Segundo o chefe da seção de Defesa Civil, major Osni José Bortolini, aproximadamente 700 residências foram destelhadas. “Distribuímos, em todos os municípios, lonas para que os moradores pudessem, parcialmente, se proteger das chuvas”, explicou. “Ninguém ficou desabrigado e não temos informações sobre feridos.” Bortolini explicou que a Defesa Civil dos municípios e do Estado tem dado total apoio aos locais atingidos.
De acordo com Bortolini Santa Izabel do Oeste, no Sudoeste, foi o município mais castigado pelos temporais. “Somente lá mais de 450 casas foram atingidas”, disse. Em Francisco Beltrão (Sudoeste) estima-se que 160 imóveis foram afetados pelos fortes ventos, enquanto em Santa Terezinha de Itaipu, 46 casas, localizadas em uma vila de pescadores próxima ao Lago de Itaipu, foram destelhadas. Outros municípios, como Ampére e Quedas do Iguaçu, também foram afetados, mas com menor intensidade.
PREVISÃO – Segundo a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar, as chuvas saem das regiões mais atingidas e avançam em direção a São Paulo. “No Oeste ainda teremos nebulosidade e até chuvas, mas com a intensidade bem menor. Na região Sul, o Sol deve aparecer, porém a temperatura continua baixa, com possibilidade de geada em Palmas”, afirma. Nesta sexta-feira (12), ainda chove forte no Norte e Leste do Estado, porém em menor intensidade se comparado ao Oeste e Sudoeste.
Sheila explicou que a frente fria que atinge o Paraná tem formação na região Central da Argentina e Sul do Uruguai. “Essa foi a mesma Frente responsável pelos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nesta semana e deixaram mais de 37 mil sem luz”. Em Curitiba, a massa de ar frio que chegou nesta sexta-feira (12) deve permanecer por tempo indeterminado. “Sábado, na capital, a temperatura cai bastante e há possibilidade de chuva fraca. Deveremos ter temperaturas por volta de 8ºC no final de semana”, acrescenta.
Diversos fatores influenciam para a formação dos temporais. “A umidade sobre as temperaturas elevadas favorece a formação de nuvens. A grande diferença entre as massas de ar contribui para a formação de ventos em maior intensidade”, conclui. Em algumas cidades do Sudoeste, por exemplo, as temperaturas chegaram a 37ºC durante a semana, o que explica a intensidade das chuvas com granizo.
Defesa Civil auxilia moradores atingidos por vendaval e granizo
Em Santa Izabel do Oeste 450 casas foram destelhadas. Ao todo foram mais 700 residências prejudicadas
Publicação
12/09/2008 - 17:20
12/09/2008 - 17:20
Editoria