O ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, vêm em março a Curitiba para debater a moradia popular. Os dois já confirmaram presença no “Fórum de Habitação Popular”, promovido pela Companhia de Habitação do Paraná e marcado para os dias 7 e 8.
Participam do evento o governador Roberto Requião, prefeitos, secretários estaduais e municipais, deputados e vereadores. Além disso, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, deve confirmar sua vinda nos próximos dias. “A proposta do Fórum é reunir num só evento os agentes públicos e privados e os movimentos sociais que compõem a cadeia produtiva da habitação popular”, diz o organizador do evento e presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Luiz Claudio Romanelli.
“Toda a cadeia produtiva do setor de habitação popular estará reunida para indicar alternativas para a construção de moradias à população carente”, continua Romanelli.
O evento será realizado no Paraná Clube, em Curitiba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (41) 2104-6543. Podem se inscrever prefeitos e vereadores de todo o Paraná, representantes de órgãos públicos estaduais, da iniciativa privada e de movimentos sociais.
Troca de experiências - Levantamento realizado pela Fundação João Pinheiro, o déficit habitacional no Paraná é de 260 mil moradias, sendo que 85,4% dessa demanda concentram-se na faixa de até três salários-mínimos. “A falta de moradia adequada é um problema grave em todo o Brasil, particularmente entre a população com renda mais baixa. Esse é o desafio que se impõe a governantes e agentes privados do setor da moradia. O Fórum será um espaço para todos os envolvidos nessa questão trocarem idéias, experiências e traçarem parcerias”, explica Romanelli.
O evento também servirá como um painel de experiências bem-sucedidas. “Vamos mostrar a atuação da Cohapar na regularização fundiária e urbanização da Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, onde, com investimento de R$ 21 milhões, estamos atendendo a mais de cinco mil pessoas com construção e reforma de moradias, drenagem, abertura e pavimentação de ruas, entre outras ações”, afirma.
Serviço:
Fórum de Habitação Popular
Quando: 7 (abertura) e 8 de março de 2006
Onde: Paraná Clube (Avenida. Presidente Kennedy, 2.377, Curitiba)
Inscrições pelo telefone (41) 2104-6543