Debate reúne cerca de 100 técnicos de gestão de documentos


O historiador Carlos Ditadi, do Arquivo Nacional, falou sobre documentos digitais em evento promovido nesta semana pelo Arquivo Público do Paraná
Publicação
25/06/2009 - 15:38
Editoria
Cerca de 100 pessoas – tanto representantes de órgãos públicos como da iniciativa privada – participaram do debate promovido nesta semana pelo Arquivo Público do Paraná sobre a gestão de documentos digitais. O evento, realizado na última segunda-feira (22), em Curitiba, foi conduzido pelo historiador Carlos Augusto Silva Ditadi, do Arquivo Nacional. Carlos Ditadi é especializado em preservação, gestão de documentos de arquivo, patrimônio histórico e arquivos digitais. O especialista atua ainda no Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), que tem o Paraná entre os 17 membros conselheiros. Ditadi falou sobre o “E-Arq Brasil” e sobre as “Recomendações para a Digitalização de Documentos”, temas que despertaram o interesse não só do gestores públicos como dos profissionais que lidam com a gestão de documentos em instituições não-governamentais. SOBRE OS TEMAS - “E-Arq Brasil - Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documento” é um conjunto de condições elaboradas pelo Conarq para nortear as instituições que lidam com a gestão (captura, guarda, restauração, identificação, acesso) de documentos, sejam elas privadas ou públicas, como é o caso do Arquivo Público paranaense. A publicação do “E-Arq Brasil” pode ser obtida a partir do portal www.conarq.arquivonacional.gov.br. As “Recomendações para a Digitalização de Documentos”, que constituem o outro tema a ser apresentado por Carlos Ditadi, também estão sendo consolidadas pelo Conarq. Sobre essas recomendações, o Conselho segue coletando contribuições institucionais, por meio de consulta pública aberta até o dia 6 de julho. Ainda sobre esse assunto, o historiador integrante do Arquivo Nacional e do Conarq já participou de encontros na Bahia e Rio Grande do Sul; agora, debaterá o projeto no Paraná. De acordo com a direção do Arquivo Público do Paraná – departamento vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) -, o evento buscou fornecer informações e orientar os participantes sobre o que tem sido discutido e proposto no que se refere a acervos de documentos digitais. O debate procurou ainda integrar os técnicos e profissionais que atuam na área, sobretudo nos órgãos da administração pública do Estado do Paraná. Realizado na sede do Arquivo, o encontro foi realizado com o apoio da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná e do Arquivo Público Nacional.