O Trator Solidário, um dos mais novos programas do Governo do Estado para à agricultura familiar, vai completar dois anos em outubro com números impressionantes. A previsão é que até lá sejam entregues quatro mil tratores. Os equipamentos, essenciais para ampliar a produção agrícola, são adquiridos por pequenos agricultores que formam associações para liberar o financiamento, pelo Fundo de Aval, no Programa Nacional da Agricultura Familiar, o Pronaf.
As facilidades que o Trator Solidário oferece para adquirir os tratores são tantas que em algumas regiões do Estado, segundo reportagens veiculadas pela imprensa nos últimos dias, muitos agricultores precisam entrar na fila, uma vez que a empresa fabricante não consegue atender de imediato a demanda. O pagamento do maquinário é feito pelo sistema da equivalência produto, ou seja, as parcelas são quitadas com a produção da propriedade.
O programa financia a compra de tratores de 75 e de 55 CV de potência. O agricultor familiar adquire o maquinário com preço médio 30% inferior ao praticado no mercado. Os prazos para o pagamento também são diferenciados – o agricultor tem até 10 anos, com mais dois de carência e juros de 2% ao ano.
A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, a Seab, está preparando uma grande festa na fábrica de tratores em Curitiba para comemorar os dois anos do Trator Solidário. De acordo com levantamento do órgão, até o momento mais de 3,3 mil tratores já foram entregues em todas as regiões do Estado. Com auxílio dos equipamentos, os agricultores familiares dispõe de tecnologia para mecanizar as propriedades e garantir maior produtividade do solo e conseqüentemente aumentam a renda nas colheitas.
O programa implementado pelo governador Roberto Requião deve servir de exemplo para os demais estados brasileiros. A afirmação é do agricultor Sérgio Rossa, da região de Prudentópolis. Segundo ele, os tratores ajudam na produção de alimentos mesmo em momentos de dificuldades como o atual que está passando o setor.
O agricultor informou que ele e o irmão, Luiz Rossa, foram contemplados com a aquisição de um trator de 75 CV de potência, que será utilizado de forma solidária em suas propriedades. Juntos eles plantam feijão, milho, cebola e soja. O trator novo vai substituir um antigo com mais de 30 anos de uso. Segundo eles, se não fosse o Trator Solidário do Governo do Estado, não teriam condições de adquirir equipamento novo tão cedo.
Só para completar, a partir de 2003 o Governo do Estado adotou uma política diferenciada para a agricultura familiar no Paraná. Além do Fundo de Aval, que garante aos pequenos agricultores acesso aos recursos do Governo Federal, foram implantadas ações específicas para o setor, como os de irrigação noturna para hortifrutigranjeiros, avicultores e suinocultores, que pagam até 60% a menos na energia elétrica utilizada das 8h da noite até às 6h da manhã
(*) Waldyr Pugliesi é deputado estadual, líder do PMDB na Assembléia Legislativa e presidente do Diretório Estadual do PMDB (www.waldyrpugliesi.com.br – e-mail waldyr@waldyrpugliesi.com.br)