Depois de recuperar as rodovias do Paraná, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) amplia os esforços para conservar a malha viária estadual.
Começa a ser implantado, a partir desse mês, um projeto-piloto que vai utilizar o paisagismo para facilitar a manutenção das faixas próximas às rodovias. Inicialmente serão beneficiados trechos de rodovias da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “Determinados tipos de plantas evitam a proliferação de mato e tornam mais barata a conservação. Outras espécies combatem problemas no solo, prevenindo erosões, contendo taludes e aterros”, explica o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot.
O secretário elogiou a iniciativa dos técnicos do DER e afirmou que ações de paisagismo podem trazer bastante economia ao Estado. “Há certo tipo de vegetação útil para amenizar riscos de contaminação de áreas de manancial em caso de acidentes com cargas perigosas”, afirma Tizzot. Segundo ele, essas são apenas algumas das vantagens de utilizar recursos de paisagismo nos projetos rodoviários. “Por isso estamos investindo e estudando o assunto”, diz. Segundo ele, o projeto será estendido para outras regiões do Estado em breve.
Já nos próximos dias, com o auxílio da mão-de-obra dos detentos da Colônia Penal Agrícola de Piraquara, que atuam na conservação de rodovias por meio de um convênio com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), o DER realiza o primeiro trabalho dentro do projeto, nas marginais da Rodovia dos Minérios (PR-092), em Almirante Tamandaré.
No trecho, há constante reclamação dos comerciantes sobre vandalismo, roubo de placas e desrespeito à sinalização. “Para minimizar os problemas, serão instaladas novas placas, alterado o local do ponto de ônibus e plantada a nova vegetação, tornando a trafegabilidade mais agradável e, principalmente, mais segura”, detalha o superintendente regional Leste do DER, Ricardo Martins de Barros.
Escola de Trânsito – Barros explica que as ações do projeto não vão se limitar aos trabalhos nas rodovias. Segundo ele, uma das principais frentes do trabalho é a educação ambiental e o envolvimento da sociedade para evitar a destruição do paisagismo implantado nas vias. Para isso, o DER vai atuar em conjunto com sua Coordenadoria de Educação de Trânsito e com suas Escolas de Trânsito.
“Em um primeiro momento estaremos focados na Escola de Trânsito de Curitiba. A intenção é incluir o conteúdo para as crianças atendidas pela escola e também promover palestras para os alunos e professores das escolas dos municípios beneficiados pelo projeto e também para a comunidade”, adianta o superintendente.
O secretário dos Transportes informa que deve ser concretizada em breve uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para viabilizar as pesquisas das espécies mais indicadas para cada tipo de via e solo na implantação do paisagismo nas estradas. “O DER vai coordenar esses estudos e fornecer as mudas, sementes e insumos”, diz. “Vamos também transportar os trabalhadores e os detentos que já trabalham conosco em outros projetos”, completa.
Os alunos da universidade, de áreas ligadas à Engenharia e Meio Ambiente, sempre orientados por seus professores, realizarão os estudos enfatizando a viabilidade das espécies e a redução dos custos de conservação e aumento da segurança dos usuários. Os resultados poderão ser temas dos trabalhos científicos que os acadêmicos realizam na conclusão dos cursos.
DER vai usar o paisagismo para ajudar na conservação das margens das rodovias
Ações vão trazer economia na conservação das estradas e serão iniciadas pelas rodovias da Região Metropolitana de Curitiba
Publicação
04/07/2007 - 14:34
04/07/2007 - 14:34
Editoria