DER vai investir R$ 15,5 milhões na rodovia de Telêmaco Borba a Tibagi

Obras vão envolver recuperação e construção de terceiras-faixas nos 34,6 quilômetros da PR-340 e fazem parte do programa Estradas da Liberdade
Publicação
14/03/2008 - 14:50
Editoria
O Governo do Paraná começa nas próximos semanas a recuperação e melhoria em mais um trecho de rodovia pertencente às Estradas da Liberdade – programa que vai criar eixos de transporte alternativos às vias pedagiadas. Para isso, o governador Roberto Requião autorizou a aplicação de R$ 15,5 milhões em obras de recuperação e construção de terceiras-faixas nos 34,6 quilômetros da PR-340, entre Tibagi e Telemâco Borba. A rodovia, que liga duas das mais importantes cidades da região de Ponta Grossa, faz parte do Corredor Cerne que vai estabelecer uma rota entre a região de Curitiba e o Norte do Paraná e criar uma alternativa à BR-376, estrada sob concessão da Rodonorte. O secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, explicou que estudos técnicos do DER mostram que essa nova alternativa poderá atrair até 2/3 do tráfego que hoje passa pela via pedagiada. “Na configuração inicial, o corredor utilizava a Estrada do Cerne pela sua continuidade, por Piraí do Sul, mas essa nova alternativa por Castro, Tibagi, Telemâco Borba, Ortigueira e pela PR-445 mostrou-se mais eficiente”, disse. “Esse corredor é melhor que o anterior, já que atrai o tráfego da região Noroeste, Norte e Norte Pioneiro para esse eixo”, acrescentou. A obra também vai preparar a rodovia para a mudança do tipo de tráfego que deve ocorrer com atração das cargas da rodovia pedagiada para as vias estaduais. Além da recuperação e reforço do pavimento, os investimentos prevêem a construção de 8,3 quilômetros de terceiras-faixas que vão facilitar a ultrapassagem em alguns trechos e aumentar a segurança para os motoristas. ASFALTO – Para estabelecer o novo corredor o Governo do Estado também vai pavimentar os cerca de 40 quilômetros entre Ortigueira e Telemâco Borba (PR-340). Técnicos da regional dos Campos Gerais trabalham na execução do projeto, que deve ser licitado no próximo ano. Até 2010, o Governo do Estado planeja aplicar cerca de R$ 187,7 milhões em toda a extensão do eixo em obras de pavimentação, recuperação, conservação e manutenção. “Teremos um corredor ligando Curitiba a Londrina com apenas um pedágio em vez dos cinco que se paga atualmente”, detalhou Tizzot. O secretário salientou ainda que o programa Estradas da Liberdade busca, além de criar alternativas viárias ao pedágio no Estado, o desenvolvimento dos municípios e, por conseqüência, de todo Paraná, como foi no caso da pavimentação da estrada entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul, no Vale do Ribeira. “Os investimentos estão sendo feitos em estradas estaduais. Investimos nas nossas rodovias e oferecemos não só uma estrada melhor mas também condições de crescimento”, finalizou o secretário. BOX Via alternativa já tem trechos concluídos O trecho entre Castro e Tibagi, que também faz parte do corredor que vai ligar o Norte do Estado com a região de Curitiba, já foi integralmente recuperado pelo Governo do Paraná. Com investimentos de R$ 6 milhões, foram restaurados 60 quilômetros da rodovia que liga as cidades. “Além disso recuperamos também o perímetro urbano de Tibagi, que estava bastante danificado pelo grande volume de cargas que diariamente passam pelo município”, acrescentou o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot.

GALERIA DE IMAGENS