DER vai construir ponte em rodovia rural no Oeste

Antiga estrutura ruiu e passagem é feita em ponte improvisada, entre Cafelândia e distrito de Palmitópolis, em Nova Aurora
Publicação
17/12/2008 - 11:50
Editoria
Uma ponte de concreto de 12,5 metros de extensão vai facilitar o tráfego e o transporte de mercadorias entre Cafelândia e o distrito de Palmitópolis, em Nova Aurora (PR-574), no Oeste do Estado. A licitação para construção desta estrutura foi autorizada pelo governador Roberto Requião e os investimentos podem chegar a R$ 74,7 mil. A estrutura vai substituir a antiga ponte, de madeira, que ruiu nas últimas semanas pelo intenso uso, segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A passagem dos veículos vem sendo feita no mesmo, desde então, por uma ponte temporária, no mesmo local, por onde passam apenas veículos de até 4 toneladas. Caminhões precisam procurar caminhos alternativos. De acordo com o secretário para Assuntos Rodoviários, Rogério W. Tizzot, era a última ponte feita em madeira nas rodovias sob jurisdição da suprintendência regional Oeste do DER – que compreende os municípios do Oeste e Sudoeste do Estado. “Assim como substituímos inúmeras outras, vamos construir a ponte em concreto na PR-574, para dar maior vazão ao tráfego de veículos e melhorar a circulação da produção da região”. Tizzot ressaltou que a via é bastante utilizada pelos donos de aviários, produtores rurais e grandes cooperativas instaladas nos municípios próximos, como a Copacol, por exemplo. “A construção vai contribuir, de forma efetiva, para o crescimento econômico do Oeste do Estado. A melhoria no transporte pode até atrair mais empresas e cooperativas para o local.” INFRA-ESTRUTURA – Nas rodovias municipais, o Governo do Paraná entrega materiais para a construção de pontes em concreto desde 2003. O programa de cessão de vigas para pontes municipais, da Secretaria dos Transportes, entregou mais de 70 pontes apenas neste ano, com investimento de R$ 2,2 milhões. Para a construção das pontes, a Secretaria dos Transportes cede o material - vigas, lajotas e guarda-rodas. Cabe aos municípios executar os aterros e construir as cabeceiras. O licenciamento ambiental e a mão-de-obra também são responsabilidade da administração municipal. O DER supervisiona e faz a orientação técnica dos trabalhos.

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