DER recupera mais 111 quilômetros de rodovias no sudoeste do Paraná

O Governo do Estado está aplicando R$ 17,5 milhões na recuperação da rodovia entre Realeza e Vitorino, nas PRs 182/483/280
27/08/2010 - 16:20

Mais 111 quilômetros do corredor da malha rodoviária da região sudoeste do Paraná estão sendo recuperados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). As obras avançam no trecho entre Realeza e Vitorino. O investimento total do Governo do Estado para as melhorias desse eixo regional é de R$ 17,5 milhões.
A recuperação das vias da região Sudoeste cruzam também os municípios de Ampére, Francisco Beltrão, Marmeleiro e Renascença. A estimativa é de que 100 quilômetros dessas vias estejam totalmente recuperados até o final de outubro. Já foram executados serviços preliminares, reperfilagens e microrrevestimento asfáltico.
O diretor-geral do DER, Milton Podolak Junior, lembra da importância dos investimentos para melhorar ainda mais a condição desse corredor rodoviário - que recebe um fluxo de movimento intenso - barateando assim o transporte e ampliando as condições de desenvolvimento da região.
“São vias fundamentais para o sudoeste por ligar os principais municípios e servir como caminho para as cargas que se destinam a outras regiões como o Sul, o norte de Santa Catarina e o Porto de Paranaguá”, explicou Podolak.
Segundo informações do superintendente da regional Oeste do DER, Paulo Roberto Melani, a média diária é de 6 mil veículos entre caminhões e carros de passeio trafegando entre Realeza e Vitorino.
“A próxima etapa dessa frente de obras será a reconstituição dos 11 quilômetros do trecho entre Marmeleiro e Francisco Beltrão, disse Melani, destacando que a recuperação garantirá mais segurança aos usuários.
RECUPERAÇÃO - As obras fazem parte de um programa de Conservação de Pavimento, elaborado pelos técnicos e engenheiros do DER, que apontam as necessidades de investimentos de cada rodovia considerando o histórico, condição da malha rodoviária, situação de conservação e o tráfego que ela recebe.
O DER também finalizou as melhorias dos 40 quilômetros da PR- 281 que sai de Realeza, passa por Santa Isabel do Oeste, Salto do Lontra e chega ao cruzamento com a PR-180.