O Projeto Reservas Indígenas - desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para educar e orientar as comunidades indígenas das margens de rodovias - venceu o Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito, na categoria Órgãos e Entidades. O prêmio foi entregue, na quarta-feira (12), em Brasília, ao secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério W. Tizzot, pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida.
“A premiação vem para coroar esse excelente trabalho que é desenvolvido pela nossa equipe. São funcionários dedicados e que buscam melhorar o trânsito no Paraná com ações educativas, inteligentes e inovadoras”, afirmou Tizzot.
Elaborada pela equipe da Escola Prática de Trânsito do DER com o apoio do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv), a ação educa e orienta os índios, com enfoque no trânsito local e nas características de cada reserva. São atendidas comunidades das etnias caingangue, guarani e xetá, instaladas em Mangueirinha, Chopinzinho, Nova Laranjeiras, Cândido de Abreu e São Jerônimo da Serra.
Além das aulas teóricas, onde imagens de situações freqüentes no trânsito local são apresentadas, teatros de fantoches são utilizados para ajudar a abordar o tema de forma lúdica e eficiente. Também são feitas aulas práticas que reforçam as situações vistas nas salas de aula, como a travessia da rodovia e o trânsito de pedestres pelo acostamento. E, há ainda ações com campanhas educativas e panfletagem para orientar os motoristas que diariamente utilizam as rodovias próximas às reservas indígenas.
“Trabalhamos para reduzir os índices de atropelamentos, envolvendo a população indígena no Paraná. É um trabalho de educação e orientação que respeita a cultura e as condições das comunidades atendidas”, afirmou a coordenadora de Trânsito do DER, Maria Lúcia Kutianski
ABRANGÊNCIA – O projeto é desenvolvido há 13 anos e foi baseado em pesquisas realizadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos que constataram a dificuldade das comunidades no trânsito e apontaram as mais vulneráveis.
Segundo a coordenadora, a abrangência de público é o grande diferencial das ações executadas pelo DER. O foco não se limitou às crianças, se estendeu aos pais, passou pelos professores e chegou aos motoristas. “Apenas na última etapa desenvolvida, foram atendidas mais de mil pessoas, entre os alunos das escolas indígenas, seus professores e também os pais. Fizemos blitze educativas para orientar os motoristas sobre a grande incidência da travessia dessas comunidades nas rodovias”, disse Lúcia.
A coordenadora explicou que boa parte dos trabalhos ficou concentrada na orientação do caminhar às margens das estradas, da travessia das rodovias sem visibilidade e dos cuidados que a comunidade deve ter ao expor seus produtos nas margens das estradas.
Em Mangueirinha e Chopinzinho, os índios atravessam diariamente a PR-281 e a BR-373, seja para deslocamento entre aldeias ou para vender artesanato, sua principal fonte de renda. O mesmo acontece em Nova Laranjeiras (BR-277), Cândido de Abreu (BR-487) e São Jerônimo da Serra (PR-090).
DENATRAN – Este ano o Denatran recebeu 100 mil trabalhos de mais de mil municípios. Apenas 36 foram selecionados para a etapa final.
O prêmio é promovido anualmente para estimular crianças, jovens, educadores, profissionais de trânsito e profissionais da comunicação para refletir sobre o trânsito no contexto da cidade, da sua relação com o meio ambiente e na qualidade de vida, de modo a contribuir para a adoção de comportamentos e sedimentação de hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano, contribuindo para a redução do número de acidentes, mortos e feridos.
O concurso promovido pelo Denatran foi divido em três fases, municipal, estadual e federal. Durante as duas primeiras o Departamento distribuiu mais de 400 prêmios. Na última fase os vencedores recebem a quantia de R$ 4 mil; os segundos colocados R$ 2 mil; e os terceiros R$ 1 mil, além de placas e certificados.
DER recebe prêmio nacional de educação para o trânsito
O Projeto Reservas Indígenas, desenvolvido com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária, educa e orienta as comunidades indígenas das margens de rodovias
Publicação
13/12/2007 - 11:50
13/12/2007 - 11:50
Editoria