DER realiza curso de pavimentação nesta terça-feira em Maringá

Mais de 100 profissionais de todo o Estado devem participar das palestras e discussões sobre técnicas de asfalto para recuperação das rodovias paranaenses
23/11/2009 - 16:40
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realiza nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25) um curso sobre asfalto e pavimentação voltado aos engenheiros e técnicos do órgão. As aulas acontecem no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), em Maringá, onde são esperadas cerca de 160 pessoas. O curso faz parte de uma série de iniciativas pela qualidade dos serviços rodoviários no Paraná. Na abertura, os participantes terão uma palestra sobre o andamento do programa Conservação Total, que atua em mais de 9 mil quilômetros de rodovias em todo o Estado. “Temos incentivado em encontros técnicos, palestras e outros eventos para que os nossos profissionais tenham a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e o debate em torno da sua prática diária”, disse o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot. Além das especificações do controle da qualidade no programa, palestrantes do próprio departamento farão exposições sobre as técnicas de mistura, usinagem e aplicação de pavimentos. As aulas encerram na quarta-feira com uma mesa redonda. Estarão presentes os engenheiros e laboratoristas do DER, Tecpar e Lactec e das empresas que prestam serviços ao Departamento em obras do programa Conservação Total. São convidados também os demais técnicos do DER, engenheiros de prefeituras e professores universitários da área de engenharia. Encontros - Já foram realizados 11 encontros técnicos. A tônica de todos é a discussão de técnicas para otimizar os trabalhos de recuperação e conservação das rodovias paranaenses. “Os encontros são um marco na gestão rodoviária no Paraná. Reunimos mais de 100 profissionais de todo o Estado a cada edição e em diferentes cidades do Paraná. Tizzot reforçou que as atividades já fazem parte do calendário do DER e os resultados teóricos e práticos são aplicados nas obras. “Além dos casos e exemplos de fora, trazidos pelos palestrantes, aproveitamos a experiência da casa, de engenheiros que trabalham há anos no DER e possuem conhecimentos específicos a compartilhar”.