DER orienta compra de passagem antecipada para feriado de 7 de Setembro

Com o objetivo de evitar transtornos, filas e ônibus clandestinos, o DER alerta os usuários do transporte coletivo para que se organizem e não deixem para comprar os bilhetes em cima da hora
30/08/2010 - 16:50
Com a proximidade do feriado prolongado de 7 de Setembro, entre os dias 4 e 8, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) orienta os usuários que farão uso do transporte coletivo intermunicipal para que antecipem a compra das passagens com destino ao Litoral ou ao interior do Estado. A medida é preventiva e assegura menos transtornos nas rodoviárias e também propicia as viagens nos horários desejados.
O maior movimento na estação rodoviária de Curitiba deve ocorrer na sexta-feira (3) a partir das 19h e sábado (4) pela manhã, desde às 6h. Segundo estimativa da Urbanização de Curitiba (URBS) e com base em anos anteriores, 35% das viagens devem ser para as cidades do interior do Paraná, 25% para o litoral paranaense, 20% para o litoral catarinense, 12% para São Paulo e 8% para locais diversos.
Segundo o diretor-geral do DER, Milton Podolak Junior, o planejamento dos passageiros ajuda a evitar filas nas rodoviárias, além de ser uma medida eficaz que inibe a ação das empresas que não possuem cadastro para operar e acabam oferecendo veículos clandestinos.
“A procura de bilhetes nos feriados aumenta e os donos de veículos não autorizados a realizar esse tipo de transporte aproveitam a demanda para oferecer viagens a preços abaixo da tabela e sem segurança. A oferta desses serviços pode parecer mais atrativa, mas não compensa o risco que os passageiros acabam correndo”, disse Podolak.
FISCALIZAÇÃO - O setor de Transporte Coletivo do DER pede atenção especial aos registros das empresas de transporte intermunicipal. As que são autorizadas pelo Departamento possuem documentação que garante a inspeção dos veículos e o acompanhamento de trâmites como o controle da idade dos veículos, da existência de equipamentos básicos, verificação de rotas e horários para maior segurança nas viagens.
Em caso de dúvidas, a lista das empresas autorizadas a prestar serviços de transporte de passageiros está disponível na internet (www.der.pr.gov.br).

BOX

Volta do feriado com operação mão única na PR-407

A previsão é de que 200 mil veículos se dirijam às praias do Paraná. O DER pede atenção aos motoristas para a inversão do tráfego na PR-407. Lembrando também que a fiscalização da velocidade será feita por radares fotográficos.
A PR-407, que liga a BR-277 até Pontal do Paraná, terá seu tráfego modificado quarta-feira (08). Das 15h às 18h terá sentido único em direção à BR-277 com o objetivo de evitar congestionamentos nos horários de maior movimento da volta do feriado.
A rota alternativa para os usuários que quiserem se deslocar sentido Pontal do Paraná é a PR-508. A dica é optar pelos horários antecedentes às 15 horas ou após às 19 horas para evitar que coincida com o tráfego proveniente da PR-407.
A operação mão única é desenvolvida pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) em parceria com o DER e a concessionária Ecovia.