DER completa 61 anos de atividades no Paraná

“O DER do Paraná é considerado um dos mais importantes órgãos rodoviários do país” disse o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot em celebração realizada nesta terça-feira (18)
Publicação
18/12/2007 - 16:31
Editoria
Há 61 anos – em 18 de dezembro de 1946 – surgia o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná. Criado por meio do decreto-lei nº 547 assinado pelo interventor do Estado, general Mário Gomes da Silva, sua missão principal era abrir caminhos, estradas que dessem condições de tráfego para os veículos e que interligassem as comunidades mais importantes às cidades vizinhas e estas até Curitiba. Na época, a criação do Departamento procurava garantir o repasse das verbas do Fundo Rodoviário Nacional destinadas à construção, conservação e melhoramentos das estradas. Para viabilizar esses recursos, era necessária a criação de repartições estaduais nos moldes do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). Nessas seis décadas, o trabalho do DER e dos seus funcionários pôde ser observado em todas as regiões do Estado. São rodovias, pontes, trevos, viadutos, trincheiras e marginais, ações para melhorar o transporte de passageiros e a segurança nas rodovias paranaenses. “O DER do Paraná é considerado um dos mais importantes órgãos rodoviários do país. Isso é fruto da dedicação e do trabalho de um competente corpo técnico que move o Departamento há mais de 60 anos”, disse o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot em celebração realizada nesta terça-feira (18). “São inúmeras realizações e obras que ajudaram e ajudam o Paraná a manter uma das melhores condições de infra-estrutura do Brasil”, acrescentou Tizzot Renovação – O secretário lembrou ainda das novas contratações que acontecem em 2008, resultado de concurso realizado no início de 2007 – 185 novos funcionários – e do teste seletivo para servidores das Patrulhas Rodoviárias no segundo semestre do ano. “A instituição está se renovando, estamos acolhendo gente nova que vai com certeza oxigenar o nosso ambiente de trabalho e fazer com que cada vez mais o DER possa manter a sua missão de cuidar das estradas e de tudo aquilo que está definido nos seu regimento interno e nas suas atribuições”, finalizou. BOX: DER mantém 12 mil quilômetros de estradas O DER tem hoje sob sua responsabilidade 12 mil quilômetros de rodovias estaduais. São 10 mil quilômetros pavimentados e outros 2 mil de estradas rurais. Veja abaixo algumas das principais obras executadas nessas seis décadas: Pavimentação da BR369 Cornélio Procópio –Londrina - Apucarana Apucarana – Jandaia do Sul Mandaguari – Sarandi Pavimentação da BR-277 Curitiba – Campo Largo – São Luiz do Purunã Pavimentação da BR-376 Rodovia do Café (Ponta Grossa – Apucarana) Pavimentação da BR – 277 Curitiba – Paranaguá Pavimentação da BR – 476 Curitiba – Lapa –União da Vitória Duplicação da BR-376 São Luís do Purunã – Ponta Grossa Construção da PR - 508 Alexandra - Matinhos Duplicação da BR-376 Curitiba – Garuva Construção da Ponte de Guaíra Construção do complexo de Pontes de Porto Camargo Pavimentação da PR-092 Rio Branco do Sul – Cerro Azul Construção do Contorno Norte de Curitiba (PR-418) Duplicação da PR-323 Maringá – Paiçandu Duplicação da BR-467 Cascavel – Toledo (em andamento) Pavimentação da PR-090 Estrada do Cerne (em andamento)