Há 61 anos – em 18 de dezembro de 1946 – surgia o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná. Criado por meio do decreto-lei nº 547 assinado pelo interventor do Estado, general Mário Gomes da Silva, sua missão principal era abrir caminhos, estradas que dessem condições de tráfego para os veículos e que interligassem as comunidades mais importantes às cidades vizinhas e estas até Curitiba.
Na época, a criação do Departamento procurava garantir o repasse das verbas do Fundo Rodoviário Nacional destinadas à construção, conservação e melhoramentos das estradas. Para viabilizar esses recursos, era necessária a criação de repartições estaduais nos moldes do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER).
Nessas seis décadas, o trabalho do DER e dos seus funcionários pôde ser observado em todas as regiões do Estado. São rodovias, pontes, trevos, viadutos, trincheiras e marginais, ações para melhorar o transporte de passageiros e a segurança nas rodovias paranaenses.
“O DER do Paraná é considerado um dos mais importantes órgãos rodoviários do país. Isso é fruto da dedicação e do trabalho de um competente corpo técnico que move o Departamento há mais de 60 anos”, disse o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot em celebração realizada nesta terça-feira (18).
“São inúmeras realizações e obras que ajudaram e ajudam o Paraná a manter uma das melhores condições de infra-estrutura do Brasil”, acrescentou Tizzot
Renovação – O secretário lembrou ainda das novas contratações que acontecem em 2008, resultado de concurso realizado no início de 2007 – 185 novos funcionários – e do teste seletivo para servidores das Patrulhas Rodoviárias no segundo semestre do ano.
“A instituição está se renovando, estamos acolhendo gente nova que vai com certeza oxigenar o nosso ambiente de trabalho e fazer com que cada vez mais o DER possa manter a sua missão de cuidar das estradas e de tudo aquilo que está definido nos seu regimento interno e nas suas atribuições”, finalizou.
BOX:
DER mantém 12 mil quilômetros de estradas
O DER tem hoje sob sua responsabilidade 12 mil quilômetros de rodovias estaduais. São 10 mil quilômetros pavimentados e outros 2 mil de estradas rurais. Veja abaixo algumas das principais obras executadas nessas seis décadas:
Pavimentação da BR369
Cornélio Procópio –Londrina - Apucarana
Apucarana – Jandaia do Sul
Mandaguari – Sarandi
Pavimentação da BR-277
Curitiba – Campo Largo – São Luiz do Purunã
Pavimentação da BR-376
Rodovia do Café (Ponta Grossa – Apucarana)
Pavimentação da BR – 277
Curitiba – Paranaguá
Pavimentação da BR – 476
Curitiba – Lapa –União da Vitória
Duplicação da BR-376
São Luís do Purunã – Ponta Grossa
Construção da PR - 508
Alexandra - Matinhos
Duplicação da BR-376
Curitiba – Garuva
Construção da Ponte de Guaíra
Construção do complexo de Pontes de Porto Camargo
Pavimentação da PR-092
Rio Branco do Sul – Cerro Azul
Construção do Contorno Norte de Curitiba (PR-418)
Duplicação da PR-323
Maringá – Paiçandu
Duplicação da BR-467
Cascavel – Toledo (em andamento)
Pavimentação da PR-090
Estrada do Cerne (em andamento)
DER completa 61 anos de atividades no Paraná
“O DER do Paraná é considerado um dos mais importantes órgãos rodoviários do país” disse o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot em celebração realizada nesta terça-feira (18)
Publicação
18/12/2007 - 16:31
18/12/2007 - 16:31
Editoria