DER avança na construção de ponte no noroeste do Paraná

A ponte terá 15,8 metros de extensão para fazer a ligação entre Loanda e São Pedro do Paraná, garantindo agilidade e segurança dos moradores aos centros urbanos
Publicação
25/08/2010 - 18:30
Editoria
As obras para a construção da nova ponte sobre o Rio Atibaia, na PR-478, divisa dos municípios de Loanda e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado, seguem em ritmo acelerado. Com 15,8 metros de extensão, a ponte substitui a antiga galeria destruída pelas fortes chuvas.
O Governo do Paraná investe R$ 368 mil na execução dos serviços para facilitar o deslocamento da população. A previsão é de que a obra esteja pronta até o final de outubro.
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Milton Podolak Junior, lembrou da época em que ocorreu a ruptura da galeria e do aterro no local devido ao intenso fluxo de água, ocasionando o bloqueio da passagem.
“A estrada permanece interditada e o tráfego está sendo desviado por Santa Cruz do Monte Castelo. Porém, a rota alternativa aumenta a viagem em 20 quilômetros entre Loanda e São Pedro do Paraná”, disse Podolak, enaltecendo que a obra é necessária para reorganizar a vida da comunidade com um trajeto ágil, seguro e de qualidade.
Seguindo o cronograma do DER, o engenheiro Wilson Ahrens, da Coordenadoria do Gerenciamento da Malha Rodoviária, falou que as estacas já foram cravadas no terreno e a próxima fase que está sendo iniciada é a construção das paredes que vão dar suporte às vigas.
Loanda é uma cidade-pólo do Paraná e a sua localização geográfica atende os municípios vizinhos na prestação de serviços de saúde, educação, agricultura e pecuária.
Ahrens destacou, ainda, os atrativos ecológicos que despertam o turismo e a importância estratégica responsável pelo desenvolvimento e crescimento da região com o interesse de novos investimentos pela proximidade com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

GALERIA DE IMAGENS