A temporada de verão deste ano foi marcada pela redução da presença de ônibus e vans clandestinos no Litoral e nos acessos às praias paranaenses. A conclusão está no balanço da operação “Viva o Verão” divulgado nesta semana pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Durante quase dois meses, funcionários do DER intensificaram a fiscalização nos principais caminhos para o litoral do Estado. Até o último domingo (24) foram abordados 3.537 veículos que fazem o transporte intermunicipal de passageiros. Destes, 278 receberam notificação, ou 7,8% das abordagens, e apenas três foram apreendidos.
Dados do DER mostram que o índice de veículos que apresentam algum tipo de irregularidade durante a temporada de verão vem diminuindo ano após ano. A taxa de autuação, que já foi de 20%, passou para 9,1% na temporada passada e agora está em 7,8%.
De acordo com o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, a queda nas irregularidades é resultado das ações educativas e de orientação realizadas pelos do Departamento durante todo o ano.
“As blitze e a ampla divulgação dos trabalhos fazem com que os usuários fiquem mais atentos no momento de contratar os serviços e exigir qualidade”, observou.
Os 50 agentes de fiscalização do DER estiveram garantindo a segurança dos usuários do transporte intermunicipal de passageiros durante os finais de semana nos caminhos para o litoral.
O objetivo das ações é sempre coibir a circulação de veículos (ônibus e vans) clandestinos e garantir a segurança dos usuários.
“Os fiscais verificaram desde os horários de saída de veículos regulares, condição dos veículos e equipamentos de segurança e a documentação nas estradas para coibir atividades irregulares”, explicou o secretário Tizzot.
ATIVIDADES – O ano segue com o retorno das ações regulares do DER em todo o Estado. O órgão regulamenta o transporte intermunicipal. As empresas autorizadas a prestar o serviço possuem registro junto ao Departamento e seguem determinadas regras. “A fiscalização garante a qualidade dos veículos regulares e reprime a clandestinidade, ou seja, empresas piratas que não possuem registro no DER”, alertou o secretário.
O registro garante a inspeção dos veículos, controle sobre a idade da frota, existência de equipamentos básicos de segurança, além do rigor quanto aos documentos, rotas e horários. Também durante as blitze, são abordados os veículos licenciados. Eventuais problemas apresentados geram notificação da empresa.
“Nossa intenção é zelar pela segurança dos passageiros e também dos demais usuários das rodovias paranaenses. É inconcebível o tráfego de veículos fora das condições, o que é mais difícil acontecer com os que passam por verificação constante”, concluiu.
DENÚNCIAS – O DER mantém uma linha de telefone exclusiva para denúncias, reclamações e sugestões sobre os serviços de transporte intermunicipal de passageiros. O número é 0800 41 0158. Para o mesmo fim, existe a possibilidade de enviar uma mensagem para o e-mail reclame@pr.gov.br.
Além disso, os usuários também podem ter acesso a lista das empresas autorizadas a prestar esses serviços no Estado na internet (www.pr.gov.br/der ou www.pr.gov.br/stc).
DER aponta: cai número de ônibus clandestinos nas estradas do Paraná
A taxa de autuação, que já foi de 20%, passou para 9,1% na temporada passada e agora está em 7,8 %
Publicação
27/02/2008 - 14:10
27/02/2008 - 14:10
Editoria