O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou nesta semana a licitação para definir a empresa responsável pela prestação dos serviços de travessia do ferry-boat na baía de Guaratuba, no litoral do Paraná, pelos próximos 10 anos.
Pelo contrato assinado em 1996, o Estado poderia renovar a concessão que liga Guaratuba a Matinhos por mais uma década. Contudo, o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, explicou que uma nova licitação abre a oportunidade para a participação de outras empresas.
“O atendimento que vem sendo prestado pela concessionária que atua hoje é satisfatório, mas é importante a abertura de oportunidade para outros concorrentes. Poderemos assim aprimorar a qualidade da travessia com diminuição de custos”, salientou.
Pelos prazos legais, a licitação deve ser concluída em até três meses. De acordo com o edital elaborado por técnicos do Departamento, o preço e a capacidade técnica serão as características levadas em conta na concorrência. A empresa vencedora será aquela que atender todas as exigências técnicas do edital e apresentar os menores preços para as tarifas.
“Entre as principais condições está o atendimento a demanda de veículos e passageiros dentro e fora da temporada. Queremos um serviço eficiente”, esclareceu o secretário.
Histórico - A concessionária paranaense F. Andreis é a responsável pela travessia da baía desde o final de 1996. Anualmente 1 milhão de veículos utilizam as seis embarcações. Desde 1996, mais de 10 milhões de veículos transportados.
O DER mantém equipes de fiscalização atentas aos procedimentos da empresa concessionária. Também cabe ao Departamento a aferição dos cálculos e autorização para o reajuste das tarifas.
O sistema de travessia da baía de Guaratuba via ferry-boats e balsas é feito já há quase 50 anos, com a regulamentação do DER. Implantado em 1960, como solução de transporte aos moradores de Guaratuba, sendo rapidamente assimilado pelos turistas e veranistas, até se integrar à paisagem do litoral do Estado.
DER abre licitação que vai definir empresa para gerenciar ferry-boat
Concorrência para travessia de baía de Guaratuba vale para os próximos 10 anos; menor preço e qualidade são as principais exigências do governo do Paraná
Publicação
19/07/2007 - 15:50
19/07/2007 - 15:50
Editoria