A Escola de Governo vai promover na próxima semana dois eventos que vão preparar os funcionários públicos do Paraná para a gestão do dinheiro público e para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo poder estatal. E, com isso, tornar o Estado mais atuante e ágil nas suas ações.
Tratam-se dos cursos “Finanças públicas”, que começa na segunda-feira (dia 29 deste mês) e termina na sexta-feira dia 3 de dezembro, e o “Gestão pela qualidade na administração pública”, que também tem início no dia 29 e acaba no dia 1º do mês que vem. Para este último, já não há mais vagas.
Ambos serão realizados na sede da Escola de Governo (Rua Máximo João Kopp, 274, bloco 6, Centro Administrativo Santa Cândida), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap).
Transparência - O curso “Finanças públicas” será direcionado sobretudo a servidores que atuam nas áreas financeiras ou mexam com orçamentos na administração estadual. Mas funcionários que não trabalham diretamente com essas tarefas também poderão participar.
Segundo os técnicos da Escola de Governo, o objetivo é fazer com que cada vez mais cresça o número de funcionários interessados – e capacitados – para atividades relacionadas à gestão de recursos financeiros. Afinal, a transparência com os gastos do poder público é uma das prioridades do Governo do Estado.
O “Finanças Públicas” será ministrado pelo administrador Luiz Gustavo Gallaezz, que leciona no ensino superior há seis anos. Gallaez é coordenador adjunto do curso de Administração da UniBrasil, em Curitiba.
No poder público, o professor atuou na Secretaria de Finanças do Município de Campo Largo (1998-2000) e como assessor para o desenvolvimento do Código Tributário Municipal de Quatro Barras (2002). Tem especializações pela Baldwin-Wallace College de Ohio (Estados Unidos) e pela Kent University, do Reino Unido.
Integração - Já o curso “Gestão pela qualidade na administração pública” tem como objetivo levar os funcionários públicos a perceberem a necessidade da integração e a interdependência existente entre todos os departamentos e esferas da máquina estatal. Com essa consciência, o funcionário terá condições de agir e tomar decisões mais eficazes. Por tabela, o serviço prestado – tanto dentro do poder público como para a população – se torna de melhor qualidade. O curso é aberto a servidores de qualquer cargo e função.
As aulas serão dadas pelo administrador Gilmar Silva de Andrade, que é coordenador do Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC) da Escola de Governo. Andrade tem especializações em Planejamento e Organização, em Recursos Humanos, Qualidade e Produtividade, em Administração Pública e é mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ele coordena o curso de Administração do UnicenP, em Curitiba.
Serviço:
Informações no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pr.gov.br , no ícone “Treinamento”) ou pelo telefone (41) 351-6142.
Cursos vão preparar servidor para finanças e a qualidade do serviço
Dois eventos da Escola de Governo, marcados para a semana que vem, buscam qualificar pessoal para a gestão da máquina estatal
Publicação
23/11/2004 - 00:00
23/11/2004 - 00:00
Editoria