Curso para educação à distância inicia com aula de mestra da USP

O curso será ministrado pela professora Andréa Filatro, mestra e doutoranda em Educação pela USP e uma das referências nacionais em temas ligados à educação à distância
29/08/2007 - 14:55
Um curso voltado para servidores públicos que atuam como instrutores de programas de qualificação profissional do funcionalismo, agendado para esta quinta (30) e sexta-feira (31), marca o início da execução do programa “Capacitando para a Educação à Distância”. O programa está sendo lançado neste mês pela Escola de Governo, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap). O curso – denominado “Planejamento, Design, Produção e Avaliação de Programas de Educação Online” – será ministrado pela professora Andréa Filatro, mestra e doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). O evento tem carga horária de 16 horas e vai ser realizado na Escola de Saúde Pública do Paraná, da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba. O curso vai abordar pontos relacionados a programas de educação à distância que tenham como ferramenta principal o uso da internet, ou seja, programas de educação online. O uso da chamada “web”, sobretudo no que diz respeito à construção e desenvolvimento de design apropriado a programas de educação via internet, é um dos temas a serem estudados no curso. Autora de livros - A professora Andréa Filatro é consultora em educação online, prestando serviços tanto no meio acadêmico como a empresas. É também docente convidada no curso de pós-graduação em Design Instrucional Contextualizado, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem publicadas obras didáticas para o ensino médio e escreveu ainda o livro “Design Instrucional Contextualizado”, pela Editora Senac, de São Paulo. O programa “Capacitando para a Educação a Distância” está sendo organizado, promovido e realizado pela Escola de Governo, em parceria com diversos outros órgãos públicos, dependendo do evento. O programa busca fornecer aos servidores públicos conhecimentos técnicos e pedagógicos sobre o ensino a distância. Além de cursos, a promoção de um seminário seguido de oficinas e a realização de mesas-redondas na Paraná Educativa fazem parte do programa, voltado especialmente a funcionários que atuam como instrutores nos centros de formação e desenvolvimento de secretarias, autarquias e outros órgãos do governo estadual. SERVIÇO – Informações detalhadas do programa estão no sítio da Escola de Governo na internet (www.escoladegoverno.pr.gov.br), no menu vertical no lado esquerdo da página, no item “Educação a Distância”. O endereço da Escola de Saúde Pública do Paraná é Rua Piquiri, 170, Rebouças, Curitiba.