Curso incentiva a caprinocultura em Cerro Azul

Treinamento faz parte do projeto de difusão de tecnologia apoiado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário
Publicação
20/07/2010 - 09:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A atividade de caprinocultura vem se consolidando no agronegócio brasileiro. Apostando neste mercado, o Iapar promove o Curso de Caprinocultura destinado a técnicos e produtores do Território do Vale do Ribeira, nesta terça-feira (20), em Cerro Azul. O treinamento faz parte do projeto de difusão de tecnologia apoiado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário com o apoio da Câmara Técnica de Agricultura do Vale do Ribeira.
O curso abordará vários aspectos para a implantação da caprinocultura na região, como a questão da nutrição, sanidade e manejo da atividade. Será ministrado pelos pesquisadores João Ari Gualberto Hill, da Unidade Regional de Pesquisa Sudoeste - Pato Branco, e José Lino Martinez, da Unidade Regional de Pesquisa Leste - Curitiba. Também profere palestra César Amin Pasqualin, da Emater.
Segundo o coordenador da unidade regional de pesquisa em Curitiba e também gerente do projeto, Nilceu Nazareno, o curso aperfeiçoa o sistema de manejo com os animais, pois o sucesso do trabalho está na organização dos produtores, na assistência técnica profissionalizada e planejamento para entrar neste mercado consumidor. “A caprinocultura é uma atividade reconhecida pelo Comitê Gestor do Fórum do Vale do Ribeira, que vem discutindo propostas para o desenvolvimento de projetos na região, onde o Iapar tem atuação em parceria com as prefeituras”, diz Nazareno.
VISITA - O coordenador da Área de Difusão e Tecnologia, Marcos Valentin, e os agentes de Ciência e Tecnologia, Adelar Antonio Mota e Lígia Rodrigues viajaram à região do Vale do Ribeira, na segunda-feira, com o coordenador do projeto Nilceu Nazareno, com o objetivo de conhecer melhor as características da região. Eles visitarão as prefeituras de Rio Branco do Sul, Cerro Azul e Dr. Ulisses.
A visita da ADT tem o objetivo de discutir uma proposta complementar ao projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com a elaboração de um projeto de difusão de tecnologia para cobrir atividades como manejo e conservação de solo, alternativas de culturas, manejo de invasoras, equipamentos de tração animal, produção e conservação de semente própria, contando com os pesquisadores que puderem contribuir.
O Vale do Ribeira se caracteriza como uma região pobre, declivosa, limitada em seus recursos naturais, carente de informações tecnológicas para a agropecuária e tem municípios em que a população rural está próxima de 50% em relação à urbana. “Embora a carteira de projetos do Iapar não contemple muitas atividades naquela região, acreditamos que muito pode ser feito em prol do desenvolvimento da agricultura familiar local, grande desafio a ser trabalhado”, afirma Nazareno.
De acordo com o diretor técnico-científico Arnaldo Colozzi o projeto é fruto de uma grande junção de esforços e capacidades institucionais que possibilitou a parceria, e permitirá ao Iapar, junto com os parceiros, difundir e propor tecnologias com foco regional que certamente contribuirão com o desenvolvimento da agropecuária local, gerando oportunidades de emprego e elevação da renda.