Curso de mestres queijeiros da UEPG forma segunda turma

08/12/2010 - 16:50

O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, entrega neste sábado (11) pela manhã os certificados de conclusão aos 28 formandos da segunda turma do curso de Extensão em Fabricação de Queijos da Escola de Leite e Queijos dos Campos Gerais, vinculada ao Departamento de Engenharia de Alimentos.
Dos 28 formandos, 22 são paranaenses de 18 municípios diferentes, cinco de São Paulo e um de Santa Catarina. A solenidade de diplomação dos mestres queijeiros está marcada para as 9h45, no auditório do Observatório Astronômico “Andrômeda”.
Coordenado pelo professor Alessandro Nogueira, o curso forma a segunda turma de alunos oriundos de diversas cidades do Paraná e de outros Estados. Os alunos têm contato com as técnicas de fabricação de queijos convencionais brasileiros, dos tipos frescal, prato e mussarela, além de queijos funcionais e processados.
O curso também ensino o processamento de queijos tipo massa dura (parmesão) e semi-dura (emmenthal) e de queijos de massa mole, dos tipos reblochon e raclete originários da região de Rhône-Alpes, Camembert e Brie. Também estão no programa queijos de cabra, dos tipos feta e boursin, técnicas de identificação e verificação de defeitos em queijos, instalação de queijarias e embalagens.
O curso é ministrado por professores do curso de Engenharia de Alimentos da UEPG e por convidados de outros cursos e instituições. Com duração de 128 horas, é divido em nove módulos, com aulas quinzenais, aos sábados pela manhã e à tarde.
Para participar do curso, os interessados devem ter, no mínimo, o ensino médio completo e trabalhar no setor de alimentos, preferencialmente em laticínios. O público alvo do curso são profissionais de nível superior e técnico que trabalham indústrias e cooperativas, produtores de leite e queijos e áreas afins.
OS FORMANDOS — Recebem os certificados Aline Cristina Argenta, Aline Jorge, Ana Regina Jaremtchuk, Anderson Ricardo Szlanda, Angelo José Bernardinis, Araceli Massambani, Cássia Sídor Kremer, Denise Maria Souza Mendes, Fabíola de Levrero e Borba, Fernando Bonatto, Giliardi Stafin, Grace Beatriz Hertel Franco, Henrique de Paula Eduardo, João Gabriel Queiroz de Oliveira, João Mena Gheme Cardoso Neto, Joel Martins e Leticia Fernanda Globekner.
Também colam grau como mestres queijeiros Luis Henrique dos Santos, Luiz Antonio Cutolo de Araujo, Maria de Lurdes Aparecida Roggenback, Marina Soares Bicudo, Marisa Susana Breitenbach, Marli Ivete Bonatto, Newton Loeffler, Paulo Rogerio Ronca dos Santos, Stanley Dalmut, Thaís Vizioli Damo e Thiago Henrique Alves.