A função de casqueador de cavalos não é muito conhecida, mas segundo as Agências do Trabalhador é bastante procurada no mercado de trabalho. Prova disso é o sucesso do curso de qualificação, ofertado para interessados em trabalhar em fazendas e haras.
Nesta quarta-feira (30), terminaram as aulas de duas turmas do curso de Casqueador de Cavalo, ofertado em Piraquara e Quatro Barras pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social. O curso teve a duração de três meses. Mesmo antes de o curso acabar, os participantes já receberam propostas de emprego e sete começaram a trabalhar graças à qualificação.
Um destes alunos é Halterson Roberto Jess, que conseguiu emprego depois de começar a freqüentar as aulas. Ele se diz satisfeito com o fato de ter conseguido um emprego na área e explica o que aprendeu no curso.
“Casquear é retirar a ranilha, que é um excesso de pele que cresce debaixo da sola do cavalo. Se o animal não tiver esses cuidados, pode ficar manco. Pode acontecer de a pele crescer mais de um lado que do outro, provocando dificuldades para o animal caminhar”, ensina.
A professora Rosana Reboli acrescenta que o casqueamento é uma atividade de ajuste da ferradura e do casco do cavalo. “O casqueador, além de retirar excessos de pele, lixa o casco do animal, proporcionando bem-estar e ajudando a evitar a proliferação de fungos”, explica.
O secretário do Trabalho, Nelson Garcia, visitou as duas turmas durante o última dia de aula e lembrou aos alunos para que procurem as agências do trabalhador, porque assim será mais fácil a entrada no mercado de trabalho.
“Depois de concluída essa etapa tão importante, que é a qualificação, os novos profissionais não devem ficar escondidos. Ao entrar em contado com as agências, as chances de conseguir um emprego são muito maiores”, destacou.
Outra professora, Cláudia Bighetti, contou a Garcia que a turma começou com 22 alunos e terminou com 18. “Quatro alunos tiveram que abandonar o curso porque foram procurados para trabalhar na área e não conseguiram conciliar as aulas com o novo serviço”, justificou.
Os alunos fizeram ainda um pedido ao secretário para que recebam os seus diplomas durante reunião da Escola de Governo. O secretário disse que vai levar o pedido até o governador para que ao menos um representante da turma receba o diploma das mãos de Roberto Requião.
Os interessados para as próximas turmas de qualificação devem ficar atentos. A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social deve anunciar em breve os cursos para o segundo semestre do ano. As inscrições devem ser feitas nas Agências do Trabalhador (Sine) e, assim como em os cursos, são gratuitas.