Servidores de diversos órgãos do Governo do Estado participam até o próximo dia 28, em Curitiba, de um curso de capacitação para uso de software livre – programas de computador que podem ser implementados, alterados e atualizados conforme a necessidade, por qualquer usuário, sem o pagamento de direitos autorais. O curso – promovido pela Escola de Governo (vinculada à Secretaria de Estado da Administração) em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) - teve início no último dia 17 e reúne 30 funcionários estaduais. Devido à grande procura, o evento será repetido no mês que vem.
A idéia é que os servidores formados pelo curso assumam o papel de “multiplicadores” em seus locais de trabalho, ou seja, repassem o conhecimento aos colegas dos órgãos em que atuam. De acordo com um dos instrutores do treinamento, Felipe Camargo de Pauli, técnico em rede da Celepar, a operação do software livre é de fácil aprendizado. “É apenas uma adaptação dos conhecimentos que já temos de informática à parte gráfica, à linguagem e aos recursos do Linux [nome do software livre adotado pelo governo estadual]. É uma questão de hábito, de familiarização com a terminologia”, assinala Pauli.
Aperfeiçoamento - A secretária de escola Gleicielma Cavalcante é uma dos participantes que estão se preparando para disseminar entre os demais funcionários do colégio no qual trabalha – o Ângelo Gusso, na capital - os conhecimentos sobre o software livre. “Já opero com o Linux lá, mas estou aperfeiçoando para poder explicar o funcionamento aos professores e outros servidores da escola.”
Colega de Gleicielma no “Ângelo Gusso”, o monitor Sullevan Farias de Souza também freqüenta o curso para aprender detalhes do software livre e auxiliar os demais servidores do colégio do qual é funcionário e, também, os alunos que têm classes no laboratório de informática. “É importante esse curso porque até já estava mexendo com o Linux, mas faltava um treinamento mais específico, que faça com que aproveite mais os recursos e oriente melhor os outros”, observa Souza.
No curso que está sendo aplicado pela Escola de Governo e pela Celepar, os servidores têm aulas sobre o BR Office – que reúne editores de texto, planilha, desenhos e apresentações - e sobre o Expresso (sistema de comunicação por e-mail dos órgãos do Governo do Estado). “Explicamos um pouco a teoria e partimos para exercícios, para a prática”, salienta o instrutor Felipe Camargo de Pauli.
O curso de software livre tem 40 horas no total, divididas em quatro horas diárias, e é um dos eventos mensais do Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC). O PDC é uma das ações de qualificação profissional e desenvolvimento pessoal, promovidas pela Escola de Governo. Mais detalhes do programa estão no www.escoladegoverno.pr.gov.br.
BOX
Governo do Paraná é referência em software livre
De acordo com a Celepar, o Governo do Paraná não só é um dos principais usuários como principalmente um dos principais desenvolvedores de ferramentas e recursos de informática em software livre. As soluções da Celepar têm despertado o interesse de diversos municípios e estados.
Entre as vantagens do software livre destacam-se a inclusão digital e a redução de custos. Como não se “compram” os programas, tampouco se paga por modificações, o acesso se torna mais simples, econômico e democrático aos recursos de informática.
“A característica mais importante do software livre é a liberdade de uso, cópia, modificações e redistribuição. Esta liberdade é conferida pelos autores do programa e é efetivada através da distribuição do código fonte dos programas, o que os transforma em bens públicos, disponíveis para utilização por toda a comunidade e da maneira que seja mais conveniente a cada indivíduo, grupo, empresa ou corporação”, diz informe na página da Celepar (www.celepar.pr.gov.br).
Curso capacita servidores estaduais do Paraná para uso do software livre
Treinamento da Escola de Governo teve início no último dia 17 e reúne servidores públicos que vão se tornar, em seus locais de trabalho, multiplicadores dos conhecimentos que estão adquirindo
Publicação
21/09/2007 - 16:31
21/09/2007 - 16:31
Editoria