Técnicos do governo do Paraná que lidam com perícias nas áreas de contabilidade e judicial estão atualizando conceitos e aprimorando os cálculos e análises dos processos por meio de um curso oferecido pela Escola de Governo, órgão vinculado à Secretaria da Administração, responsável pela qualificação profissional do funcionalismo público estadual. Nesta quinta-feira (19), uma turma de 30 servidores concluiu o curso “Perícia Judicial e Contábil”, que teve início na segunda-feira (16) e carga horária de 20 horas.
O curso será aplicado pelo menos mais uma vez neste ano. A previsão é para que ele seja repetido em setembro. No ano passado, evento semelhante também foi realizado, em duas ocasiões, e formou 60 funcionários. Conceitos jurídicos básicos, correção monetária, juros, construção de tabelas monetárias e de planilhas de cálculos, indicações de fontes de pesquisas e até o uso de ferramentas de informática em software livre são alguns dos pontos abordados no curso.
“Neste último dia, por exemplo, optamos por realizar a aula no laboratório de informática da Escola de Governo. Os alunos estão tendo a oportunidade de montar as planilhas e as tabelas nas ferramentas do Linux, o software livre que vem sendo utilizado pelo governo”, contou o instrutor do curso, José Carlos Cortiano.
Acima das expectativas - De acordo com o instrutor, o desempenho da turma atingiu e até superou as expectativas. “Primeiro estudamos bem a teoria. Depois, como exemplos de problemas, trouxemos casos reais. Cada equipe ficou encarregada de discutir as soluções, apresentar para os outros grupos. Renderam debates muito bons”, assegurou Cortiano.
O trabalho em cima de fatos reais, vivenciados pelos técnicos no dia-a-dia, foi um dos destaques do curso apontado pelo assistente de contabilidade Paulo Buch, da Secretaria de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. “Lá na secretaria vou integrar a comissão de licitação, e vejo que será possível levar para o trabalho o que aprendemos aqui”, ressaltou.
A técnica Lilian Dornelles, do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), da Secretaria da Saúde, disse ter sido muito útil os novos conhecimentos obtidos para checar e calcular juros. “Vai facilitar o trabalho de análise do processo para saber se os valores estão corretos”, observou. O colega de grupo, Osmair Lopes, técnico do Detran, entusiasmou-se também em ter aprendido a não só como calcular os juros, mas principalmente como montar tabelas de atualização de valores, com base em juros acumulados. “Foi um curso bastante produtivo”, afirmou.
Competências - O curso “Perícia Jurídica e Contábil” é um dos eventos que fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC). O programa consiste em realizar cursos, oficinas, palestras e seminários, de curta duração, de qualificação profissional. Os temas estão relacionados às áreas de administração, planejamento e finanças do poder público.
O PDC é de responsabilidade da Gerência Executiva da Escola de Governo. Mensalmente, a programação é divulgada no sítio www.escoladegoverno.pr.gov.br, pelo qual os servidores fazem a inscrição para participar. O telefone para informações é o (41) 3351-6145.
Curso atualiza técnicos do governo para os cálculos contábeis e judiciais
Uma turma de 30 servidores do Estado concluiu nesta quinta-feira (19) o curso “Perícia Judicial e Contábil”, oferecido pela Escola de Governo
Publicação
19/04/2007 - 15:43
19/04/2007 - 15:43
Editoria