Curitiba terminou a segunda semana de fevereiro com inflação de 0,56%, de acordo com a prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) divulgada nesta terça-feira (21) pelo Ipardes. Os dados se referem aos 30 dias terminados no último dia 14 e vale para famílias que recebem até 40 salários mínimos.
O resultado, explica a coordenadora do projeto IPC, Maria Luiza de Castro Veloso, é menos que a metade do índice apresentado pela Capital na primeira semana do mês, quando a prévia indicou inflação de 1,29%. “Houve redução de 0,73 ponto percentual no índice”, complementa.
Ainda segundo a coordenadora, a segunda prévia poderia ter sido menor, chegando a 0,21%, não fosse a influência exercida pelo grupo que reúne Saúde e Cuidados Pessoais, que teve alta de 3,38% nos preços de seus produtos e serviços. Neste grupo, o destaque é a alta de 10,65% nos preços do item remédios.
Outro grupo de grande influência foi Despesas Pessoais, com variação de 2,08%.
Entre os itens que, individualmente, mais influenciaram o resultado da segunda quadrissemana, destacam-se: ingresso para futebol (72,88%), tomate (-36,53%) seguro voluntário de veículo (-16,85%), frango inteiro resfriado (-14,71%) e IPTU (5,78%).
Em anexo, a tabela com as variações de todos os grupos.