A cidade de Curitiba será sede em outubro do II Seminário Internacional da Urb-AL (Urbanização/América Latina), organização criada pela União Européia com o intuito de integrar diferentes tecnologias e intervenções urbanas entre cidades latino-americanas e européias. O evento será promovido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), membro da Rede 10 – Combate à Pobreza, que faz parte da Urb-AL.
O encontro terá a participação de especialistas das oito cidades que participam da Rede: Rimac, no Peru; Morón e San Isidro, na Argentina; Ribeirão Preto e Curitiba, no Brasil; Puerto Montt, no Chile; Gênova, na Itália e Bruxelas, na Bélgica. Esse foi um dos principais motivos da visita do presidente da Cohapar, Rafael Greca, à Itália, onde cumpriu missão internacional neste mês de julho, para dar prosseguimento ao convênio celebrado entre a Companhia e a Urb-AL.
O convênio firmado em fevereiro do ano passado prevê o apoio financeiro de 381.990 Euros da União Européia, Gênova, Bruxelas e do consórcio de países latino-americanos participantes da Rede, para o desenvolvimento do Projeto de Criação de Emprego e Recuperação Ambiental (CREAR) em áreas degradadas em ocupações irregulares no Paraná.
Vila Zumbi dos Palmares - No caso, o patrocínio será revertido para um dos maiores programas de regularização fundiária e promoção de desenvolvimento humano do mundo: o Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Lá será criado um Liceu de Ofícios de Mecânica de Automóveis, Marcenaria e Restauro, no Pavilhão de Desenvolvimento Humano da Vila Zumbi.
Modelo Internacional - Durante a missão internacional, esse projeto, assim como o ‘Novo Guarituba’, em Piraquara, serviu de modelo de habitação familiar para o resgate social para diversas platéias.
Para Greca, o intercâmbio de informações entre o Paraná e a Itália foi muito proveitoso, principalmente com a regularização de áreas como a Vila Zumbi e o bairro Guarituba, o maior projeto dessa natureza em execução no país. “Embora mantenha seu Instituto de Casas Populares desde 1903, a Itália parece ainda ter o que aprender com nossa atual experiência”, disse Greca.
“Demonstramos o acerto do governador Roberto Requião em só agir como opção preferencial pelos mais pobres. Neste caso, o Paraná dá exemplo para o mundo, sem fazer feio, nem mesmo diante de celebradas experiências como a do urbanismo didático contra o crime, desenvolvida em Bogotá”, completou.
O presidente da Cohapar esteve ainda em Nápoles como conferencista do Convênio Internacional sobre Urbanismo Social, promoção do Unicredit, evento presidido pelo ministro do Interior da Itália, Giuliano Amato, e apresentou os programas de regularização fundiária do Governo do Estado e de experiências realizadas na prefeitura de Curitiba.
“Durante este encontro, relatei algumas experiências importantes já desenvolvidas na nossa capital, como o Bairro Novo de Curitiba, o programa Tudo Limpo, as frentes de trabalho que organizamos aqui, e que chegaram a reunir 4 mil trabalhadores temporários. Boas idéias, que podem ser replicadas internacionalmente”.
Participaram do encontro, também como conferencistas, a prefeita de Nápoles, Rosa Iervolino, o ex-prefeito de Bogotá Antanaz Mockus, o prefeito de Paris, Bernard Delanoë, o prefeito de Moscou, Yuri Luzhkov, o prefeito de Sofia, Boyko Borissov, e o ex-secretário de segurança social de Nova Iorque, Howard Safir, que implantou a política “tolerância zero com o crime”, do ex-prefeito Rudy Giuliani.
Curitiba será sede de Seminário Internacional de Urbanização na América Latina
O evento será promovido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), membro da Rede 10 – Combate à Pobreza, que faz parte da Urb (Urbanização/América Latina)
Publicação
20/07/2007 - 17:20
20/07/2007 - 17:20
Editoria