A inflação de janeiro em Curitiba foi a menor do país, segundo dados comparativos divulgados nesta segunda-feira (14) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese). A taxa para famílias com renda até oito salários mínimos (INPC) foi de 0,35%. A média nacional foi calculada em 0,57%.
Já para as famílias com renda até 40 salários mínimos (IPCA), o índice de Curitiba foi o segundo menor do país (0,37%), atrás apenas do de Brasília (0,28%). A média do IPCA entre as 11 maiores capitais do país foi estimada em 0,58%. Nos dois casos, pela ordem, Fortaleza, Porto Alegre e Rio de Janeiro foram apontadas como as cidades mais caras.
Ipardes – Já a inflação na primeira quadrissemana de fevereiro em Curitiba calculada pelo Ipardes foi de 0,29%. O resultado foi o menor das últimas 15 quadrissemanas e ficou abaixo do índice calculado para o mês fechado de janeiro, que havia sido de 0,52%.
De acordo com a pesquisa, o grupo de maior influência na primeira prévia do mês foi o grupo Despesas Pessoais que apresentou elevação de 1,38% nos preços de seus produtos/serviços, contribuindo em 0,23 ponto percentual para o índice geral. O técnico do projeto IPC, Gino Schlesinger, explica que se o grupo tivesse se mantido estável o índice da primeira quadrissemana seria de 0,06%.
O técnico destaca ainda a queda de 1,14% nos preços do grupo Vestuário, que entre os grupos que apresentaram redução de preços, foi o de maior influência para a primeira prévia.
Individualmente, os itens que mais contribuíram no índice geral, foram: tarifa de ônibus urbano (-7,78%), automóvel de passeio nacional zero (2,69%), automóvel de passeio e utilitário usado (1,59%), batata-inglesa (32,57%), curso fundamental de 1ª a 8ª série (6,65%) e condomínio (-2,19%).
A diretora do Centro Estadual de Estatística, Sachiko Araki Lira, explica que a queda de 7,78% no preço da tarifa de ônibus urbano na Capital e a influência do item para o índice geral deve-se a redução no preço das passagens de R$1,90, cobrado de segunda-feira a sábado, para R$ 1,00 aos domingos.
Obs.: na Matéria em anexo, tabela com as variações de todos os grupos e do índice geral da primeira quadrissemana de janeiro: