As dez vagas disponíveis ao xadrez da fase regional de Curitiba dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocop´s) já estão definidas. Os campeões do xadrez, masculino e feminino, categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos), nas provas do relâmpago, rápido e convencional garantiram o “passaporte” para a fase final do Jocop´s que acontece de 7 a 20 de julho, também em Curitiba.
Na disputa do xadrez relâmpago, onde cada jogador tem apenas cinco minutos para realizar o movimento de suas peças, as alunas Pryscila Polanski e Alessani Antoniazzi do Colégio Martinus ficaram com o ouro, nas categorias A e B, respectivamente. No masculino A, o campeão foi o aluno William Ferreira da Cruz do Colégio Estadual do Paraná, e no B, Paulo Henrique Allselb do Instituto de Educação Erasmo Piloto.
Na prova do xadrez rápido, em que o tempo de jogada do atleta é restrito para o tempo de 30 minutos, os enxadristas do Colégio Martinus ficaram com três vagas: Luiz Gustavo Fagundes no masculino A, Marlon David Palozi no B e Rafaela Antoniazzi no feminino A. Já no feminino B do rápido o ouro foi para a aluna Amanda Naomi Bocon do Colégio Estadual Dezenove de Dezembro.
O xadrez convencional é o único disputado por equipes (misto), no qual os jogadores têm uma hora para realizar 23 lances e mais 30 minutos para terminar a partida. A vaga para a fase final do Jocop´s fica em nome do colégio, e não em nome do jogador, como acontece com as provas individuais. No Convencional A o campeão foi o Colégio Estadual do Paraná, e no B o Colégio Martinus.
Os Jogos Colegiais do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado por meio da Paraná Esporte, e hoje são reconhecidos pelo Ministério do Esporte como modelo de competição escolar em todo o território brasileiro.