Cruzeiro do Oeste recebe exposição itinerante sobre a cultura dos índios Xetás

Mostra tem entrada franca e passará nas principais cidades que foram habitat da tribo.
17/07/2009 - 16:45
O pintor indigenista Silvio Rocha abre neste sábado (18), no hall da câmara municipal em Cruzeiro do Oeste, Noroeste do Estado, a exposição itinerante de pinturas sobre a etnia e os costumes dos índios Xetás no Paraná. São 20 telas a óleo e um audiovisual que descrevem e resgatam a cultura e os costumes dos índios. Além disso, será exibido um painel que contará com a interatividade do público. Esse mesmo painel será montado em cada município e ficará completo no encerramento da última exposição. Após dois anos de pesquisa, o pintor revela com o trabalho os costumes e a tragicidade do etnocídio praticado contra os indígenas nos anos 40 e 50 do século passado. Atualmente, a tribo Xetá conta apenas com cerca de 100 indivíduos no Estado. A exposição itinerante vai percorrer as principais cidades que foram habitat da tribo, iniciando pelo município de Cruzeiro do Oeste, o grande entroncamento rodoviário, conhecido como picadão e rota de conquistadores e de povos indígenas. Em seguida a exposição vai percorrer as cidades de Douradina, Umuarama, Nova Olímpia, Iporã, Guaíra, Tapejara, Cianorte, Campo Mourão, Curitiba e encerra dia 26 de novembro em Guarapuava. A mostra permanecerá durante 15 dias em cada município. Silvio Rocha integra o grupo de artista e intelectuais que viabilizaram a Fundação Guaicurú de Artes Plásticas em Campo Grande (MS), com o objetivo de buscar uma referencia cultural para aquele estado. Com essa realização no Paraná o pintor indigenista vem trazer às claras a história dos Xetás através de sua arte. A exposição tem o patrocinio da Elejor – Complexo Energético Fundão Santa Clara (Rio Jordão), através da Lei de Incentivo a Cultura, do Ministério da Cultura. Serviço: Exposição Fragmentos Xetá, com pinturas de Silvio Rocha. Abertura sábado, dia 18, às 20h, no Hall da Câmara Municipal de Cruzeiro do Oeste. A mostra tem entrada franca e fica em cartaz até o dia 2 de agosto.