A transformação dos problemas da crise em oportunidades e os desafios para avançar em direção a uma política econômica que garanta maior autonomia aos municípios e redução das desigualdades sociais. Estes foram os principais temas de um painel realizado nesta sexta-feira (4), no último dia da sexta edição do Encontro de Líderes Públicos, promovido em Foz do Iguaçu pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu)/Paranacidade e pelo Sebrae/PR. O debate foi gravado pela TV Educativa e será exibido neste domingo (6/12), às 21h30, no Programa Brasil Nação.
Participaram das discussões o economista e ex-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, o presidente do Instituto de Estudos Latinos Americanos (IELA), Nildo Ouriques, e o coordenador de políticas públicas do Sebrae/PR, César Rissete. A mediação ficou a cargo do jornalista e apresentador do Brasil Nação, Beto Almeida. Os prefeitos participaram das discussões com perguntas dirigidas aos palestrantes e debatedores.
Questões sobre a crise do sistema capitalista, a configuração da política econômica atual, atitude política, o embate entre federalismo e administração municipal, previdência social, a construção de um projeto de desenvolvimento nacional, a participação da micro e pequena empresa na geração de emprego e renda e a defesa de um Estado de bem-estar social estiveram presentes no debate..
O Programa Brasil Nação é transmitido pela Rádio e Televisão Paraná Educativa, no canal 9 (TV aberta), na antena parabólica na frequência 1.320 MHZ polarização horizontal. Também é possível acompanhar o programa pela internet no site www.pr.gov.br/rtve.