Trinta e cinco alunos da Escola Aymoré visitaram, nesta sexta-feira (24), a sede do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A atividade faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, ocorrido na última quarta-feira (22).
As crianças e adolescentes conheceram parte do trabalho da Polícia Militar na área diretamente ligada ao meio ambiente e saíram interessados em manter a natureza preservada para as futuras gerações. “No nosso currículo já temos a disciplina de educação ambiental e estas atividades nos ajudam a conscientizar cada vez mais os alunos”, disse Edenir Maria Bastos, diretora da escola.
Na primeira parte da visita, os alunos fizeram um passeio pelo batalhão, conhecendo e identificando espécies da natureza, principalmente a flora existente no local. Na segunda parte, assistiram a uma apresentação sobre a forma de trabalho do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, no combate aos diversos tipos de crimes que acabam por prejudicar a natureza e, a médio e longo prazo, vão impedir que as gerações possam desfrutar de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Os alunos prometeram se empenhar para que as pessoas tenham consciência da importância da preservação. Jéssica, de 12 anos, disse que vai chegar em casa e explicar o que aprendeu para toda a família.
Dia Mundial da Água – A data foi lembrada durante a apresentação. Os alunos puderam ler uma comovente carta onde o autor se projeta para o ano de 2070, quando estaria com mais de 80 anos e fala da pouca importância que deu aos avisos de preservação do meio ambiente. De forma dramática, a carta fala que, uma vez destruída a natureza, os homens sofrerão com as conseqüências do descaso.
A aluna Gabriela, de 12 anos, classificou a carta como “comovente” e prometeu se empenhar para ajudar na conscientização daquelas pessoas que acham que os recursos naturais são infinitos. “É muito triste saber que as pessoas têm como ajudar e não fazem nada”.
O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, que estará completando 49 anos de atividades no próximo dia 4 de abril, desenvolve um trabalho de educação ambiental voltado às crianças e adolescentes. As escolas podem visitar a sede do batalhão ou agendar uma visita dos policiais militares a unidade educacional para repassar os conhecimentos e informações sobre o trabalho desenvolvido. “Todos podem nos ajudar a preservar o meio ambiente, que também nos pertence”, disse o soldado Marcy Alves Pinto Junior, que acompanhou a visita. Ele lembrou que uma das formas é denunciando a prática de crimes ao telefone 0800-643-0304.
Crianças visitam Batalhão da Polícia Ambiental em comemoração ao Dia da Água
Elas conheceram parte do trabalho da Polícia Militar na área ligada ao meio ambiente e saíram interessados em manter a natureza preservada para as futuras gerações
Publicação
24/03/2006 - 14:28
24/03/2006 - 14:28
Editoria