O dia dedicado aos profissionais que têm como missão prestar socorro em casos de incêndios, acidentes, enchentes, desabamentos ou outros desastres, naturais ou provocados, foi comemorado nesta sexta-feira (02). O Dia do Bombeiro reuniu parentes, amigos e convidados desses homens e mulheres, no quartel do Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, em Curitiba. A corporação existe há 92 anos, no Paraná.
Além de desfile, entrega de medalhas e placas de agradecimentos, um grupo de 50 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, se apresentou na solenidade. Eles fazem parte de um projeto desenvolvido em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Hallan Felipe Kerling, 12 anos, era um dos bombeiros-mirins. “Eles salvam muitas vidas. Um dia eu quero ser como um deles”, disse o garoto.
No projeto, desenvolvido desde 2001, numa parceria entre o município e o Corpo de Bombeiros, os meninos recebem orientações sobre o trabalho do bombeiro militar. Eles aprendem, por exemplo, o que fazer caso se deparem com um acidente. “Primeiro tem que chamar o bombeiro, depois isolar o local e ficar conversando com a pessoa, para saber o que ela está sentindo”, ensinou Hallan, que espera um dia realizar o sonho de ser bombeiro.
Informação – “É importante a sociedade saber o que fazer em caso de sinistro, porque isso faz com que o atendimento prestado seja mais rápido e adequado”, disse o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, major Anselmo José de Oliveira. Ele aproveitou para falar do programa Bombeiro Comunitário, lançado nesta semana. Hoje, o Corpo de Bombeiros está presente em 46 municípios do Estado, sendo que mais 72 terão atendimento nos moldes previstos no projeto.
No projeto Bombeiro Comunitário o governo do Estado compra os equipamentos necessários para a instalação dos postos nos municípios e o treinamento de pessoal ficará sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros. Os funcionários que atuarão como bombeiros serão indicados pelas prefeituras municipais e os municípios interessados devem oferecer um abrigo adequado ao veículo. As ações serão coordenadas pelo Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec).
Sugestão para BOX:
Em caso de incêndio:
· Desligue a eletricidade;
· Sem se arriscar, certifique-se se há mais pessoas no local;
· Deixe portas e janelas fechadas, se for possível, mas sem trancá-las;
· Evite usar o elevador;
· Se estiver num prédio, fique perto da janela, de preferência com vista para a rua;
· Jogue roupas ou cobertores sobre focos de incêndio pois isso evita a passagem de oxigênio e, conseqüentemente, as chamas se apagarão.
Não dê alarme falso. Só chame os bombeiros se houver uma situação real de necessidade de socorro.
Crianças participam da comemoração do Dia do Bombeiro
Projeto piloto orienta estudantes para agir em casos de acidentes e incêndios
Publicação
02/07/2004 - 00:00
02/07/2004 - 00:00
Editoria