Crianças do Força Verde Mirim entregam mudas de árvores no centro de Curitiba

As atividades pelo Dia da Árvore foram realizadas em todo o Estado pelo Batalhão de Polícia Ambiental e envolveu cerca de 520 crianças
Publicação
22/09/2010 - 13:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Cerca de 2,5 mil mudas de araucária e outras árvores, nativas e frutíferas, foram distribuídas pelas crianças do Programa Força Verde Mirim, na Boca Maldita, centro de Curitiba, na terça-feira (21). As atividades pelo Dia da Árvore foram realizadas em todo o Estado pelo Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb/FV), envolvendo cerca de 520 crianças do projeto.
“Atuamos com prevenção permanente a acidentes e crimes ambientas, juntamente com a população”, afirma o comandante do BPAmb, tenente-coronel João Alves da Rosa Neto. “Aproveitamos esta data para reforçar a conscientização ecológica, mostrando que a destinação adequada dos materiais, do lixo orgânico e a preservação da fauna e da flora, são muito importantes”.
Para ele, o mais importante nesse processo é o engajamento das crianças, que começam cedo ver a natureza sob um ponto de vista diferente. “Também realizamos palestras em colégios e difundimos, junto à comunidade, a importância de conservar o meio ambiente; e a árvore é símbolo da vida”, ressalta. O comandante também alertou que 70% das queimadas são originadas pelos humanos e, apenas, 30% por causas naturais.
DISTRIBUIÇÃO – Foram distribuídos mais de 20 mil panfletos educativos, além das mudas em 28 pontos do Estado. Cada uma das companhias da Força Verde realizou atividades em sua região, para maior conscientização da população em relação à preservação do meio ambiente, principalmente, à flora. Na capital, as atividades foram iniciadas na Escola de Governo, no Museu Oscar Niemeyer, com a entrega de materiais educativos pelas crianças da turma do Força Verde Mirim do Osternack.
Uma delas foi Jeane Luana Mira Claudina, 14 anos. “É preciso cuidar do meio ambiente e, principalmente, conscientizar as pessoas que são as árvores que purificam o ar para nós, elas que recolhem o ar impuro e fornecem o oxigênio para nossa vida”, diz. Outro integrante do Força Verde Mirim, que participou das ações, é Daniel Aguiar de Oliveira, 13 anos. “Estamos repassando conhecimentos sobre cuidados com o meio ambiente, conscientizando que é preciso cuidar dele, pois tudo poderá acabar”, alerta o garoto.
À tarde, mais de 60 crianças realizaram atividades alusivas ao Dia da Árvore na Boca Maldita. O morador da região metropolitana, Dirceu Godói levou mudas de araucária para plantar em seu sítio. “É muito importante este trabalho que está sendo feito aqui porque é através das árvores que recebemos vida, além é importante para as crianças e também conscientiza os adultos”.
O biólogo Wenceslau Svoboda parou no estande da Força Verde e apanhou mudas. “Temos que educar as crianças para elas, além de conservar a natureza, melhorá-la, porque o Paraná era uma floresta há muitos anos”, disse. “Estou com 75 anos e lembro como era antes; várias empresas cortaram os pinheiros do Paraná e não fizeram o replantio, então, por isso precisamos fazer aquilo que elas não fizeram: recuperar nossas florestas.”

GALERIA DE IMAGENS