Nesta quinta-feira (16) é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Em todo o Paraná estão programadas atividades voltadas ao tema, que neste ano debate segurança alimentar e os desafios propostos pelas mudanças climáticas e a bioenergia. Em Umuarama, o Escritório Regional da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Setp) e a comissão regional do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) fazem ações lúdicas e de conscientização nas escolas públicas e creches da região.
Durante a semana, alunos de 49 instituições em Umuarama, Ivaté, Altônia, Xambrê, Esperança Nova, Maria Helena, Icaraíma, Cruzeiro do Oeste e Iporã recebem instruções sobre os perigos da má alimentação e da obesidade infantil. Cada faixa etária terá atividades voltadas ao seu período escolar.
Nas creches, acadêmicos do curso de nutrição da Universidade Paranaense (Unipar) usarão teatro de fantoches para ensinar como deve ser a alimentação correta. Os alunos das 1° a 4° séries do ensino fundamental assistirão vídeos sobre o tema, enquanto os estudantes que freqüentam a 5° e a 8° série participarão de palestras sobre os problemas da alimentação inadequada na infância e adolescência.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, as ações de conscientização junto aos mais jovens são de extrema importância, já que eles seriam as maiores vítimas da falta ou excesso de comida. \"A criança desnutrida tem seu desempenho escolar afetado e dificuldades de crescimento. Já a criança que têm uma alimentação errada, sofre com os problemas da obesidade infantil e, da mesma forma, tem o aprendizado comprometido\", afirmou.
A assessora técnica do programa Leite das Crianças na região, Maria Elena Janeiro Negrello, considera que o Brasil e o Paraná vivem hoje uma realidade paradoxal. \"Se por um lado enfrentamos a desnutrição, por outro é preciso evitar o consumo exagerado de alimentos sem a qualidade necessária para o crescimento dos pequenos. Nestes dois casos o objetivo elevar os níveis de nutrição e promover uma vida mais saudável e de melhor qualidade\", disse.
Crianças de Umuarama e região recebem informações sobre alimentação saudável
Durante esta semana, alunos de 49 creches e escolas públicas da região de Umuarama recebem instruções sobre os perigos da má alimentação e da obesidade infantil
Publicação
15/10/2008 - 11:00
15/10/2008 - 11:00
Editoria