Alunos do Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM) iniciaram nesta quinta-feira (06) a distribuição de kits de Páscoa para cerca de 200 crianças e adolescentes. As crianças portadoras de necessidades especiais da Escola de Educação Especial Renascer, no bairro Prado Velho, em Curitiba, foram as primeiras a receber doces, balas e chocolates. Eles também assistiram à apresentação da Banda de Música do CPM. Até sábado, crianças de outras duas instituições vão receber os kits, montados a partir da campanha feita no colégio.
A festa começou por volta das 10 horas. Conforme o entendimento de cada criança, era possível perceber que sabiam que algo diferente estava para acontecer. Caixas com a “surpresa” do Projeto Coelhinho Comunitário foram levadas para dentro da escola e a banda deu início à apresentação. “Eu acho que é muito boa a integração das pessoas de fora com os nossos meninos. Eles estão felizes não só pelas doações, mas também pelo fato de receber as visitas”, disse a diretora da escola, Vera Bedin.
Para Vera, como a escola trabalha a inclusão do aluno com a sociedade, a integração é muito importante. Para os alunos do Colégio da Polícia Militar, ações semelhantes a esta não são novidade. Cristina Keiko, aluna do segundo ano, comentou que gosta de participar desse tipo de projeto. “O exercício da cidadania é muito importante. Todo o colégio se uniu”, disse ela. Durante o mês de março e início de abril, alunos dos três turnos se juntaram para arrecadar balas, pirulitos, chocolates e pipoca e ainda litros de leite. Ao todo, foram montados 230 kits e recolhidos 232 litros de leite.
Valores – A direção do CPM busca resgatar valores através das ações comunitárias e sociais. “Nossos alunos têm consciência da importância de ajudar ao próximo. Essas atividades já estão incorporadas na nossa rotina, sempre com o objetivo de promover a cidadania”, disse o major Nilson Carlos Rosa, comandante do CPM. “Quando chegamos aqui, foi emocionante ver o sorriso deles. Este é um dos maiores prazeres que alguém pode ter”, disse a aluna Letícia Monteiro, do segundo ano, que acompanhou a entrega dos kits.
Para que a festa lembrasse realmente a Páscoa, uma das alunas do terceiro ano, Sayume, se vestiu de “coelha” para entregar os doces. “É recompensador ver o brilho nos olhos das crianças”, relatou. Ronaldo Pinto Junior, 11 anos, não via a hora de ganhar o seu kit. “Adorei a festa, gostei da banda e vou comer os chocolates hoje mesmo”, anunciou. “São crianças que, se não fossem as nossas crianças do colégio, poderiam não receber nada na Páscoa. É importante doar um pouquinho de si”, disse a subtenente Atamira Rechi, educadora do CPM, que ajudou a organizar a entrega.
Além das 120 crianças e adolescentes atendidos pela Escola de Educação Especial Renascer, também vão receber kits crianças da Creche Esperança, que atende filhos de policiais militares e crianças vítimas de maus tratos que estão no abrigo de passagem Casa do Acolhimento Pequeno Cidadão. O Colégio da Polícia Militar do Paraná é uma escola estadual que tem hoje cerca de 1.600 alunos, filhos de policiais militares ou não, matriculados desde a 5.ª série do Ensino Fundamental até o 3.º ano do Ensino Médio. O Projeto Coelhinho Comunitário integra as ações sociais do CPM.
Crianças com necessidades especiais recebem visita do Coelhinho Comunitário
Projeto do Colégio da Polícia Militar envolve estudantes que entregam doces e litros de leite a alunos de instituições
Publicação
06/04/2006 - 14:43
06/04/2006 - 14:43
Editoria