Criação da Ferrosul tem apoio suprapartidário

“A lei de criação conta com o apoio integral da sociedade, dos governadores dos deputados de várias agremiações políticas”, declara o presidente da Ferroeste Samuel Gomes
Publicação
14/06/2010 - 18:20
Editoria
A criação da Ferrosul, aprovada em terceira discussão há poucos dias pela Assembléia Legislativa do Paraná, foi louvada por parlamentares de diversos partidos.
O projeto que cria a Ferrosul permite alterar a denominação e os fins sociais da companhia estatal paranaense Ferroeste, que receberá o nome de Ferrosul, passando a ter a participação acionária dos estados do Codesul. A iniciativa também assegura a celebração de acordo de acionistas da Ferroeste garantindo a participação dos demais Estados na gestão da nova empresa.
“A lei de criação da Ferrosul conta com o apoio integral da sociedade, dos governadores dos deputados de várias agremiações políticas”, declarou o presidente da Ferroeste Samuel Gomes.
Parlamentares de todos os partidos uniram-se em torno da criação da Ferrosul, um projeto proposto pelo então governador Requião e levado em mãos pelo atual governador Orlando Pessuti ao legislativo paranaense, quando ainda quando ocupava a vice-governadoria.
A aprovação da lei que cria a nova empresa, para o deputado estadual Caíto Quintana (PMDB), líder do governo na Assembléia, não foi surpresa: “a criação da Ferrosul é prioridade de governo”, disse ele. O deputado lembra que o tema já foi tratado, inclusive pelo governador Orlando Pessuti com o presidente Lula. “O presidente nos garantiu que há recursos para estender a ferrovia do Paraná para outros estados do Codesul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul), fazendo a ligação ferroviária do Brasil com o Mercosul”, disse ele.
Também o relator do projeto de lei de criação da nova empresa, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa, deputado Reni Pereira (PSB), destacou a aprovação do projeto, que agora vai para a sanção do governador do Estado, dizendo que “a Ferrosul vai permitir a integração ferroviária dos quatro estados do Sul”, acrescentando “inclusive com países vizinhos como a Argentina e o Paraguai”. INTEGRAÇÃO FERROVIÁRIA
O deputado Tadeu Veneri (PT), filho e neto de ferroviários, como ressalta, entende que o trem é o transporte “mais seguro, barato e de longa duração”, especialmente no caso paranaense (“basta lembrar que nossas ferrovias são centenárias”) e, por isso, afirma que “a Ferrosul abre o sonho de integração de toda a região Sul e Centro-Oeste, com possibilidade de integração com a ferrovia Norte-Sul, chegando até o Nordeste, da mesma forma que a Europa, os Estados Unidos e o Japão já fizeram”.
Manifestando-se sobre a matéria, o deputado Rafael Greca (PMDB) afirmou que a criação da Ferrosul “dignifica a Assembléia”. Segundo ele, “todos os paranaenses devem fechar em torno dessa idéia”. Rafael Grega disse ainda que “ao propor a criação da Ferrosul, o governador Orlando Pessuti, já inspirado por ato de planejamento que era caro ao pensamento do governador Roberto Requião e, sobremaneira, dentro da diretriz do valoroso e combativo diretor da Ferroeste, Samuel Gomes, propõe um instrumento estratégico para o desenvolvimento do Sul do Brasil”.
De acordo com deputado Enio Verri (PT), a aprovação da lei de criação da Ferrosul, na Assembléia Legislativa do Paraná, é uma ação de “toda a importância para o desenvolvimento do Paraná, da região Sul e também do Brasil”. Também o deputado Eduardo Cheida (PMDB) considera que “para todo o Brasil e, especialmente para o Sul, este é um projeto estratégico dos mais importantes”. Segundo ele, “a Ferrosul é um dos mais ambiciosos e acertados projetos de logística que o Brasil já viu, graças à visão de futuro e ao compromisso social demonstrados pelo governador Roberto Requião, pelo presidente da Ferroeste, Samuel Gomes e pelo governador Orlando Pessuti”.
Segundo o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), “a construção da Ferrosul – interligando os estados do Sul, Centro Oeste e com os países do Mercosul – vai desobstruir gargalos logísticos e reduzir o preço dos fretes no comércio exterior”. Para ele, as ferrovias “devem estar na lista das prioridades dos investimentos”. Da mesma forma, a deputada Luciana Rafagnin (PT), posicionando-se sobre a criação da Ferrosul, afirma: “Defendo o transporte ferroviário como alternativa viável para reduzir os custos com o escoamento da produção agrícola, gerar mais renda ao agricultor e estimular o desenvolvimento regional. O modelo rodoviário, carro-chefe da logística atual, tem custo muito alto”, frisou.
Já o deputado Ademir Bier (PMDB), ex-diretor Administrativo-Financeiro da Ferroeste, “a Ferrosul é de grande importância para consolidar o projeto logístico que integrará paranaenses, catarinenses, gaúchos e sul-mato-grossenses numa grande malha ferroviária”.
O deputado Felipe Lucas (PPS) apóia igualmente o projeto e já afirmou que o governo do Estado está lutando para “por o Paraná nos trilhos” e que o ramal da Ferrosul desde Guarapuava, passando por Irati, até Engenheiro Bley é “o caminho certo para a integração do Estado” e do restante da região Sul com o Porto de Paranaguá.A criação da Ferrosul vem sendo discutida no âmbito dos legislativos estaduais abrangidos pelo Codesul – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul. Para isso, foram apresentados projetos de lei para que fosse criada a empresa, que tem como propósito de sob controle público, planejar, construir e operar ferrovias em bitola larga e métrica e sistemas logísticos no Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
MAIS REPERCUSSÕES - O deputado Augustinho Zucchi (PDT) declarou que a aprovação da lei que cria a Ferrosul talvez tenha sido “uma das votações mais importantes” do legislativo paranaense durante esse ano." Zucchi lembrou a convite do presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, participou do “início da discussão” da formação da Ferrosul, em Chapecó (SC). O deputado lembrou que também participou de reuniões com o governador Roberto Requião e com o governo federal para discutir a criação da nova empresa. “Trabalhamos juntos nessa proposta e vejo que hoje o governador Pessuti envia a esta Casa um projeto para constituir a Ferrovia da Integração do Sul – Ferrosul, que hoje pode, como muitos dizem, ser um sonho, mas que certamente poderemos viabilizar com todos os cidadãos do nosso Brasil, especialmente da região Sul”.
Já o deputado Fernando Scanavaca (PDT) ressaltou que foi ele o autor da emenda que inclui no projeto de execução de um trecho da Ferrosul ligando os municípios de Cianorte a Guaíra, passando por Umuarama. “Em 1948 o Paraná já tinha esse projeto da extensão da ferrovia até Guaíra e toda a área já está desapropriada desde 1948”. Scanavaca acredita que “o Noroeste do Paraná, com certeza, seria muito mais desenvolvido se tivéssemos a ferrovia”.
Também o deputado Plauto Miró (DEM) registrou “a posição pessoal e do Partido Democrata a favor do projeto” pela comprovada importância das ferrovias no desenvolvimento de países como os Estados Unidos. “Nós apoiamos todo o projeto que possa vir para fazer com que as ferrovias possam ser integradas, possam se aumentadas, possam ser ampliadas, para que possamos ter um transporte mais barato ajudando a economia do nosso país”, afirmou Miró. “Esse projeto é muito bem vindo e ganhamos com isso”, concluiu o democrata. Marcelo Rangel, deputado pelo PPS, que votou em favor da criação da Ferrosul.
Para o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, os deputados paranaenses ao atuarem com rapidez na aprovação do projeto de lei “deram um belo exemplo de que é possível a união da sociedade em torno de projetos estratégicos como este da Ferrosul”.