Cresce o número de atendimentos na Ouvidoria do Estado

Nos sete primeiros meses de 2009, foram registrados 734 contatos a mais do que no mesmo período do ano anterior
Publicação
13/08/2009 - 10:28
Editoria
A Ouvidoria Geral do Estado, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seog), contabilizou 6.782 atendimentos prestados à população nos sete primeiros meses de 2009. O número de contatos é superior à quantidade observada no mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 6.048 solicitações, sugestões e críticas sobre as ações do governo do Paraná. Para a coordenação da instituição, o aumento no volume de reivindicações tem dois significados. Primeiramente, foi verificado que as pessoas têm exercido mais a sua cidadania ao participar ativamente dos trabalhos do Poder Executivo estadual. Em segundo lugar, os cidadãos têm confiado nos trabalhos da Ouvidoria pois têm garantia de receber um retorno para as questões relatadas ao órgão. A Gerência de Atendimento esclarece que a Ouvidoria Geral acolhe solicitações relacionadas às secretarias, autarquias, estatais e demais repartições públicas vinculadas ao governo do estado. Mas, vale ressaltar, quando as pessoas fazem pedidos de competência municipal, federal ou, até mesmo, privada, não ficam desamparadas. Elas recebem a orientação sobre qual instância devem procurar para ter suas demandas solucionadas. Segundo dados do setor da Secretaria Especial, de janeiro a julho, as mensagens dos cidadãos tratavam, na sua maioria, das áreas de administração geral, educação e segurança. Dentre os assuntos abordados estavam documentação, concursos, legislação, dados sobre escolas estaduais, medicamentos, fiscalização ambiental, impostos, iluminação pública, saneamento básico e coleta de esgoto, obras rodoviárias, materiais culturais e pedidos de policiamento. Julho – De acordo com informações dos relatórios da área responsável pelo relacionamento direto com a população, somente no último mês os paranaenses fizeram 902 registros na Ouvidoria. Os canais de comunicação usados foram, principalmente, o telefone gratuito 0800-411113 – que recebe chamadas de qualquer município e de aparelhos fixos e celulares – e a página da instituição na internet (www.ouvidoria.pr.gov.br, no link “Fale com o Ouvidor”). Os contatos também podem ser feitos pelos interessados por meio de correspondências e em atendimentos pessoais, na sede da Secretaria Especial, localizada em Curitiba. O endereço é rua Comendador Araújo, número 711, no bairro Batel, CEP 80.420-000. A instituição funciona das 8h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.