A cozinha de geração de renda da Creche Comunitária Casa da Criança Feliz São José, do bairro Cajuru, em Curitiba, que foi montada em 2004 com recursos do Provopar Ação Social, vem apresentando excelentes resultados e está preste a quadruplicar sua produção e o número de mães envolvidas com a fabricação de pães e bolachas.
Atualmente, cinco mães de alunos participam da produção diária em média de 45 a 50 pacotes de bolachas e recebem R$ 15,00/dia. A produção ajuda a manter o serviço de “coffee break” da cozinha de geração de renda ou é vendida em mercados, padarias e em feiras livres.
“Agora, estamos pensando em ampliar e diversificar nossa produção, para incrementar o nosso “coffee break”, que é voltado principalmente para o atendimento às empresas”, revelou Maria de Lourdes Oliveira, diretora da creche e coordenadora da cozinha de geração de renda.
Para ampliar seu quadro funcional, que nos últimos meses sofreu o desfalque de algumas mães que conseguiram colocação no mercado de trabalho ou foram trabalhar por conta própria, a cozinha de geração de renda está promovendo curso de manipulação de alimentos e uma oficina de culinária. O curso será encerrado nesta sexta-feira (19) e algumas alunas serão selecionadas para trabalhar na cozinha de geração de renda, assim que for aumentada a produção diária.
Iva Sandra Morais, coordenadora de Ação Social do Provopar, disse que a instituição decidiu investir na montagem da cozinha de geração de renda da Creche Criança Feliz para “possibilitar que as mães tivessem condições de produzir e, através de seu trabalho, contribuir com a renda familiar”. Ela elogiou a atuação da direção da creche, que tratou de ampliar o mercado de sua cozinha de geração de renda, fornecendo “coffee break” para empresas, como o próprio Provopar, a Copel, Universidade Federal do Paraná e Siemens.
Maria de Lourdes informou que toda a renda da cozinha vai para o pagamento das mães envolvidas no projeto, compra de ingredientes e na manutenção da Creche Comunitária Criança Feliz, que atende 110 crianças de zero a 6 anos e outras 56 de 7 a 14 anos de idade no contra turno escolar.
Cozinha de geração de renda amplia produção e o número de mães envolvidas
A cozinha foi montada com recursos do Provopar Ação Social e sua renda ajuda a manter a Creche Comunitária Criança Feliz, que atende 166 crianças do bairro Cajuru, em Curitiba
Publicação
18/05/2006 - 16:10
18/05/2006 - 16:10
Editoria