Os pratos que serão preparados durante a Cozinha Show, uma das ações do XVII Congresso Nacional da Abrasel, virão de fogões movidos a gás natural. A Compagas desenvolveu um projeto de gás natural específico para atender a Cozinha Show, que será montada no auditório do Estação Embratel Convention Center, em Curitiba. O shopping Estação já utiliza o gás natural, mas a tubulação não chegava até a área dos auditórios. Agora, o congresso, que reúne bares, restaurantes e seus fornecedores, apresentará também o gás natural, um combustível mais econômico e com rendimento maior para os restaurantes.
Esta é mais uma ação da parceria entre a Compagas e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O gás natural é uma alternativa eficiente para os restaurantes por fatores como a facilidade de uso (sem precisar trocar cilindros), a segurança e a economia de cerca de 30% proporcionadas em relação ao gás liquefeito de petróleo (GLP). Hoje, há 28 restaurantes consumindo o gás natural. Entre eles estão 11 do ramal Santa Felicidade. O principal pólo gastronômico do Estado será o de maior concentração de restaurantes utilizando gás natural. O primeiro restaurante da região sul a utilizar o gás natural foi a Galeteria Caxias, de Curitiba, que substituiu em maio de 2002 por gás natural os 16 botijões de 45 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) que utilizava mensalmente.
O setor de bares e restaurantes é responsável por 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A expectativa da Abrasel é que participem do Congresso cerca de 1,2 mil empresas e 10 mil profissionais do setor, vindos de 21 estados brasileiros.
O segmento comercial – no qual estão incluídos os restaurantes – é responsável, hoje, pelo consumo diário de mais de 3 mil m³. Com o aumento do consumo do ramal Santa Felicidade, a participação desse segmento nas vendas totais da Compagas –780 mil m³/dia em média – aumentará.
Serviço:
XVII Congresso Nacional da Abrasel
Data: de 2 a 5 de agosto
Horáro: das 8h às 18h30
Local: Estação Embratel Convention Center - Curitiba