A Comissão de Sistemas de Informação e Telecomunicações do Estado do Paraná (Cosit) analisou, desde sua criação, em 2003, um total de 2.533 processos de aquisição de equipamentos de informática, através do sistema de registro de preços, solicitados pelos diferentes órgãos e secretarias estaduais. Desses, foram aprovados 1316 processos, o equivalente a R$ 548,8 milhões. Foram cancelados 1028 processos, 109 estão paralisados, oito não foram aprovados e 72 estão em análise pela comissão.
De acordo com dados da secretaria executiva do Cosit, 86,9% das estações aprovadas são equipadas com software livre. De um total de 15.734 estações adquiridas pelo Estado, entre janeiro de 2004 a junho deste ano, 13.674 possuem o sistema operacional Linux e 2.060 o Windows.
A mesma proporção também pode ser verificada em relação à aquisição de computadores portáteis. Dos 644 notebooks aprovados, 420 estão equipados com sistemas livres e 220 com programas comerciais. A proporção é ainda maior quando se analisa o número de servidores. Dos 518 adquiridos no período, 449 (86,5%) são Linux e apenas 69 (13,55) são Windows.
Segundo o secretário-executivo da Cosit e diretor de Serviços IP e Multimídia da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Cláudio Dutra, esse quadro reflete a posição do atual governo, que definiu como estratégico o uso e o desenvolvimento do software livre.
Para o secretário especial de Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar, Nizan Pereira, mais do que aprovar os pedidos de compras na área de informática, a Comissão tem se destacado em sua função de orientar sobre as especificações técnicas, contratação de serviços e outros assuntos relacionados à tecnologia da informação e comunicação.
A agilidade na análise dos processos pela Cosit também foi destacada pelo técnico Hugo Eduardo Simião. “Hoje, 36% dos processos são analisados em até 15 dias, 30,5% em 30 dias, 23,6% em 60 dias, 5,9% em 90 dias e 4% em tempo superior a três meses”.
Com o objetivo de garantir maior transparência aos processos de compra de equipamentos de informática, a Comissão só analisa os processos aprovados pelos órgãos da administração direta e indireta, encaminhados com as respectivas justificativas e especificações técnicas, orçamentos prévios, edital de licitação, disponibilidade orçamentária e parecer jurídico. Os mesmos procedimentos também são exigidos para a compra de softwares.
A Cosit também é responsável pela liberação de acesso dos servidores à internet. Todas as solicitações somente são analisadas se acompanhadas das devidas justificativas, identificação dos usuários e das máquinas (endereço IP), identificação dos sítios e dos grupos de páginas que se pretende acessar.
A Comissão é formada por representantes das secretarias para Assuntos Estratégicos, da Fazenda, da Administração e Previdência, do Planejamento e Coordenação Geral, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação, Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e Celepar.
Cosit já analisou mais de 2,5 mil processos de compras de equipamentos de informática
Desse total, a Comissão de Sistemas de Informação e Telecomunicações do Estado do Paraná aprovou 1.316 processos, equivalentes a R$ 548,8 milhões
Publicação
06/08/2008 - 12:00
06/08/2008 - 12:00
Editoria