Corpo de Bombeiros passa a ter dois grupamentos, em Paranaguá e Foz

As duas novas unidades vão melhorar o atendimento dos bombeiros especialmente durante a Operação Viva o Verão
29/12/2010 - 15:20

O governador Orlando Pessuti assinou, nesta quarta-feira (29), em seu primeiro ato no Palácio Iguaçu, depois da reforma, os decretos de criação de dois grupamentos de bombeiros, em Paranaguá e em Foz do Iguaçu. O governador também promoveu os tenentes-coronéis Edson Fernandes Paredes Barroso e Athayde Casarolo ao posto de coronel da Polícia Militar, por bravura e merecimento.
As duas novas unidades vão melhorar o atendimento, especialmente durante a Operação Viva o Verão. “Essa é uma ação que faz parte das nossas medidas para a Operação Viva o Verão. Estamos melhorando a estrutura da polícia e bombeiros militares em todo o Paraná”, afirmou governador.
O decreto foi assinado também pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Geraldo Domaneschi. Ele destacou que a criação do grupamento também trará economia. “Na temporada, temos que trazer homens do interior, pagando diárias. Depois, eles voltam para suas casas e faltam bombeiros durante o ano. Com o grupamento, vamos resolver esses problemas”.
O 8.° Grupamento de Bombeiros, no litoral, foi criado a partir da elevação do 2.° Subgrupamento de Bombeiros Independente de Paranaguá, e o 9.° Grupamento, a partir do 1.° Subgrupamento de Bombeiros Independente, de Foz do Iguaçu. Segundo o coronel Domaneschi, a elevação traz mais independência e agilidade para o trabalho. “Em analogia com a Polícia Militar, é como se o grupamento fosse um batalhão. Isso melhora muito a implantação de efetivo”, comparou.
REINTEGRAÇÃO – O governador também assinou, nesta quarta-feira (29), a reintegração do advogado Wagner Rocha D’Angelis ao quadro de advogados públicos do Poder Executivo Estadual. O advogado havia sido demitido em 2006, e, por decisão unânime do Tribunal de Justiça, conseguiu seu retorno. “Dentro dos nossos princípios de liberdade e democracia, não podíamos deixar de reparar essa injustiça. Ele sofreu muito mais uma cassação por crime de opinião do que uma demissão”, disse Pessuti.
A decisão do Tribunal de Justiça foi publicada em 29 de outubro de 2010. “O governo não precisou receber a intimação para fazer a minha reintegração. Administrativamente eu estava fora ainda. Agradeço ao governador por este gesto”, afirmou.
CLÍNICAS – Pessuti autorizou a construção de cinco clínicas da mulher e da criança. Os municípios beneficiados foram Campo do Tenente, Congoinhas, Jaguariaíva, Pinhalão e São Jorge do Ivaí, e com a autorização do governador poderão iniciar os processos de licitação no valor médio de R$ 500 mil, que serão repassados, a fundo perdido, para as prefeituras pelo Governo do Estado. “Esses municípios ainda não haviam entregado a documentação completa para fazer jus ao benefício, por isso a liberação só ocorreu hoje. Os recursos já estavam destinados a esse fim”, explicou o governador.