O Coral Paraná – composto por funcionários públicos – completa neste mês 25 anos de fundação. Para celebrar a data, está sendo preparada uma grande festa: o II Encontro de Corais de Servidores, marcado para a próxima sexta-feira (15), no Canal da Música, em Curitiba, a partir das 19 horas.
O evento vai reunir, além do “Paraná”, mais sete corais de servidores do Estado, que surgiram depois do Coral Paraná. Todos eles, entretanto, têm uma característica comum: são constituídos por funcionários públicos, tanto da ativa como inativos.
Na festa a ser realizada no Canal da Música vão se “encontrar” os corais Vozes da Estrada (do Departamento de Estradas de Rodagem), Vozes da Educação (Secretaria de Educação) e Nossas Vozes (Agricultura), além do Coral de Contas (Tribunal de Contas do Estado), Coral da Sanepar e Coral da Polícia Civil. A Banda da Polícia Militar também participará da festa.
“Segredo” – Cada um dos corais deverá cantar três músicas, de compositores paranaenses. Maiores detalhes? A turma prefere não revelar tudo, para não estragar a surpresa. “Não vamos adiantar os nomes das músicas, é segredo”, brinca a assistente administrativa Juçara Rodrigues, no Coral Paraná desde 1995 – ela começou a trabalhar no Estado um ano antes.
Para fazer bonito, os ensaios se intensificaram nas últimas semanas. Normalmente, o grupo se reúne todas as segundas-feiras, na Assembléia Legislativa. Às vésperas do II Encontro, os cantores estão ensaiando outros dias, na Sociedade Thalia.
História – Juçara é uma das 48 pessoas que compõem o Coral Paraná. Nem todos estão desde a fundação – alguns pioneiros já morreram, outros saíram. Porém, destaca Juçara, durante todo esse tempo o grupo nunca foi desfeito, embora tenha passado por períodos de dificuldades (falta de dinheiro para se manter, por exemplo).
Atualmente, o Coral Paraná faz apresentações no interior e em festas promovidas por clubes, como o Curitibano, o Rotary e o Lions. Freqüentemente, também canta em eventos na Assembléia Legislativa.
A iniciativa de se criar o Coral Paraná surgiu em 1979. O então governador Ney Braga decidiu criar um grupo de canto entre servidores da antiga Secretaria de Recursos Humanos (hoje, com abrangência mais ampla, equivale à Secretaria de Administração). Chamou, também, gente das secretarias de Cultura, Esporte e Turismo e do Planejamento.
O Coral Paraná nasceu, então. A formação inicial tinha 126 pessoas. Com o passar dos anos, o grupo foi inspirando o surgimento de outros corais nas demais repartições do poder público.
Serviço:
O Canal da Música fica na Rua Júlio Perneta, 695, bairro Mercês. Para assistir ao II Encontro, basta doar um quilo de alimento não perecível, no próprio loclal.
Coral de servidores comemora 25 anos
Encontro de grupos de canto de todo o governo estadual será na próxima sexta-feira
Publicação
10/10/2004 - 00:00
10/10/2004 - 00:00
Editoria