Copel vai emitir contas em Braille para os consumidores com deficiência visual

Clientes terão condições de gerenciar melhor seu consumo sem depender do auxílio de outras pessoas
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18/12/2007 - 19:00
Editoria
Os deficientes visuais residentes no Paraná poderão passar a receber em casa, junto com a conta de luz, um demonstrativo em Braille dos seus gastos com eletricidade. Com a inovação, esses clientes ganham condições de gerenciar melhor seu consumo sem depender do auxílio de outras pessoas. A medida foi apresentada nesta terça-feira (18) pela Copel. “É nossa obrigação permitir amplo acesso às pessoas que precisam de informação sobre a Copel”, disse seu presidente, Rubens Ghilardi. A medida faz parte de um grupo de medidas em desenvolvimento para garantir total acessibilidade da população aos seus serviços e a informações sobre o consumo, para combater o desperdício e prevenir acidentes com choque elétrico. “Não estamos prestando nenhum favor, pois o nosso compromisso de respeito aos direitos humanos é bastante claro e, entre eles, o direito de todo cidadão ser informado pela empresa que lhe presta serviços é um dos mais urgentes”, afirma Ghilardi. O presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar), José Juarez Martins, elogiou a iniciativa. “Ela só poderia ter vindo de uma empresa com grande sensibilidade social, pois apesar de muito se falar a respeito, as medidas concretas para aumentar a acessibilidade dos cidadãos portadores de algum tipo de deficiência ainda são poucas”, disse. Segundo ele, há mais de 11 milhões de deficientes visuais no Brasil, dos quais cerca de 10% vivendo no Paraná. “Notamos que ainda há muita coisa a ser feita pela inclusão social dos cegos, mas também é justo observar que existe uma enorme boa vontade em certos setores, como o dos serviços públicos”, comentou. Em 2006, para facilitar às pessoas portadoras de deficiência auditiva acesso aos serviços de energia elétrica, a Copel passou a capacitar os atendentes de suas agências para a comunicação por sinais, usando a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Dentro de um ano, a Copel pretende levar informações impressas em Braille a cerca de 600 domicílios em todo o Paraná. “Hoje temos 12 ligações elétricas cadastradas em nome de portadores de deficiência visual”, informou o diretor de distribuição da empresa, Ronald Ravedutti. “Com o lançamento do serviço, acredito que muitos outros consumidores nessa situação irão procurar a Copel para se cadastrar”. O cadastro pode ser feito por chamada gratuita para a Central de Atendimento Telefônico da empresa (0800 51 00 116). A concretização do projeto formulado pela Copel para oferecer aos deficientes visuais acesso a um demonstrativo mensal de consumo de energia foi possível graças a um convênio recentemente assinado com a Adevipar. A Associação ficará encarregada de formatar e imprimir em Braille os dados de consumo informados pela concessionária. “Ao receber o documento, o cliente poderá exercer com absoluta autonomia e independência o direito de verificar, controlar e fiscalizar pessoalmente seu consumo e sua despesa com a conta de energia elétrica”, comentou o diretor de distribuição da Copel. Na avaliação do presidente da Associação dos Professores Cegos do Paraná, Leomir Barbosa Bill, a fatura de energia elétrica em Braille também vai servir de estímulo para a prática da leitura. “A literatura disponível em Braille ainda é pouca”, afirmou. Ainda assim, disse o professor, a incapacidade de enxergar vem deixando de servir como fator de limitação para diversas ocupações no campo profissional. “Hoje o cego pode ser o que quiser”, comentou.

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