A Copel formaliza sua filiação na Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento nesta quarta-feira (27), durante a Semana do Conhecimento, promovida pela empresa. O presidente da sociedade, Marcelo Corrêa, dará palestra, às 9h, aos participantes do evento, destacando a importância da gestão do conhecimento no ambiente corporativo.
O evento começou na segunda-feira e vai reunir até o encerramento, na quinta-feira (28), cerca de 2 mil participantes entre pessoal da Copel, autoridades e técnicos de secretarias e entidades do Governo do Paraná, e profissionais vinculados às áreas de pesquisa e desenvolvimento de outras empresas e instituições. Todas as atividades da Semana do Conhecimento estão sendo desenvolvidas no Pólo Administrativo da Copel no bairro do Mossunguê, na altura do quilômetro 3 da BR-277, próximo ao Parque Barigüi.
A reunião fundamenta o conhecimento como ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico, inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população. “O patrimônio cultural, científico e tecnológico desenvolvido pela Copel em seus 50 anos de existência é uma riqueza de valor incalculável que pertence à coletividade paranaense e que deve ser usado no atendimento de seus interesses”, enfatiza Luiz Antônio Rossafa, diretor de gestão corporativa da estatal. “O conhecimento acumulado pela empresa deve ser direcionado prioritariamente à promoção da cidadania e ao progresso do Paraná, que constituem a própria razão de existência da Copel”.
A Semana do Conhecimento vai encerrar com palestra do administrador Max Gehringer, conhecido pelas colunas e artigos que assina nas revistas Exame, Você S.A. e Vip. Ele é, também, autor de diversos livros que abordam as modernas relações de trabalho em tempos de competitividade e de globalização, tais como Relações Desumanas no Trabalho, Comédia Corporativa, Não Aborde seu Chefe no Banheiro e Big Max – Vocabulário Corporativo. A palestra de Gehringer terá início às 10 horas de quinta-feira, logo depois da solenidade de entrega do prêmio Inovações Copel aos empregados que desenvolveram as melhores, mais criativas e eficazes soluções a problemas de sua rotina profissional na empresa.
Inovações – Neste ano, são três os temas privilegiados na programação da Semana do Conhecimento: pesquisa e desenvolvimento, gestão da inovação e excelência da gestão na Copel. O propósito é apresentar e valorizar os projetos desenvolvidos pelos empregados da Companhia que tenham contribuído para aumentar a produtividade ou melhorar a gestão corporativa, prestando reconhecimento e estimulando o surgimento de novas iniciativas no futuro.
Além das apresentações das inovações propostas por empregados, o evento organizado pela Copel conta com renomados expoentes da área do conhecimento, como o professor José Carlos Assis Dornelas, PhD em empreendedorismo e autor de diversas obras sobre o assunto, que proferiu a palestra de abertura da programação. Além dele, participou o superintendente de regulação dos serviços de distribuição da Aneel, Manuel Eduardo Negrisoli, que falou sobre as atividades de pesquisa e desenvolvimento no setor elétrico.
Exposição – Paralelamente às sessões técnicas e palestras, está sendo realizada na praça central do Pólo Administrativo da Copel uma exposição projetos e trabalhos na área de gestão do conhecimento, pesquisa e desenvolvimento, responsabilidade social e empreendedorismo e outras, desenvolvidos por empresas e entidades.
Estão presentes o Lactec – Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Sebrae, Universidade Federal do Paraná, Instituto Superior de Administração e Economia, Federação das Indústrias do Paraná, Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, Universidade Católica do Paraná, Centro Universitário Positivo e Livrarias Saraiva.