A Companhia Paranaense de Energia – Copel – renovou, na tarde desta quarta-feira (07), o convênio com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná – Aerp. Por meio do convênio, a Copel vai veicular mensagens de utilidade pública nas emissoras de rádio associadas em troca de créditos no consumo de energia elétrica. “A assinatura deste convênio é o reconhecimento do papel das rádios, que divulgam os atos públicos e trazem a nós as reivindicações da população”, afirmou o presidente da Copel, Paulo Pimentel.
Segundo o governador Roberto Requião, a multiplicidade das rádios é a garantia do espaço democrático. “É sempre no meio radiofônico que a gente encontra, quando há oposição, espaço para dizer o que pensa”, disse Requião, afirmando que, nos últimos anos, foi vítima de censura na maioria das emissoras do Estado.
Ainda sobre a censura sofrida, o governador disse que a assinatura do convênio “é uma homenagem aos que não se dobraram e entenderam que a radiofonia só justifica sua existência no debate do contraditório e na multiplicidade de idéias”. Além disso, Requião afirmou que “nem mesmo a censura impede que a mudança ocorra quando a população a quer”.
Paulo Pimentel também afirmou que a renovação do convênio é um estímulo ao processo democrático. “Vamos estimular o livre debate das idéias diminuindo a pressão do custo da energia sobre as emissoras de rádio”.
Parceria - Cerca de 300 emissoras de rádio afiliadas à Aerp irão divulgar periodicamente e durante um ano, mensagens de utilidade pública emitidas pela Copel. As mensagens serão sobre avisos de desligamento, dicas para o uso eficiente da energia, orientação para evitar acidentes com choque elétrico e informações sobre programas e ações de cunho social.
Em contrapartida, as emissoras receberão por intermédio da sua Associação um crédito mensal que pode ser utilizada para abater parte da despesa com o consumo de energia elétrica. “As rádios vão pagar a conta de luz e mandar a fatura para a Aerp que, por sua vez, vai encaminhar a fatura para a Copel. Dentro do convênio e do que está estipulado em orçamento próprio, esses valores serão devolvidos em forma de créditos para as rádios”, explicou Ilídio Coelho Sobrinho, presidente da Aerp.
Ilídio também afirmou que o atual governo terá amplo apoio das rádios do Paraná. “Estaremos sempre ao lado do governador Roberto Requião porque seu governo é transparente e de justiça social”, afirmou.
Participaram da assinatura do convênio além do governador e do presidente da Copel, o secretário de Comunicação Social, Aírton Pissetti, o presidente da Aerp e membros da diretoria, proprietários e diretores de rádios associadas.