Copel reforça equipes para o verão no Litoral

Com mais técnicos e sistema elétrico em dia, empresa está preparada para a temporada
Publicação
10/12/2004 - 00:00
Editoria
A Copel está iniciando neste final de semana a sua Operação Verão 2005, um programa especial de atendimento aos consumidores em férias no litoral paranaense e que vai se estender até o fim de fevereiro. A mobilização da estatal para a temporada inclui o reforço das equipes de eletricistas e técnicos em serviço nas praias, a ampliação do horário de funcionamento das agências e também uma nova campanha de orientação aos veranistas para o uso seguro, racional e eficiente da energia elétrica. Durante o verão, a empresa marca presença nos balneários divulgando cuidados para evitar acidentes com a energia elétrica e recomendações úteis para combater seu desperdício. “Essa mobilização extra é a parte mais visível de um conjunto de atividades desenvolvidas como rotina ao longo do ano pela Copel”, diz o diretor de distribuição Rubens Ghilardi. “Para que tudo possa estar em ordem na temporada, época em que o consumo na região é duas vezes maior que a média dos outros meses, é preciso que os cuidados com manutenção, ampliação e reforço do sistema elétrico sejam permanentes”. Inspeção - No decorrer desta semana, a concessionária finalizou mais uma inspeção técnica na rede de distribuição e demais instalações elétricas que atendem aos balneários, Ilha do Mel e cidades históricas de Paranaguá, Guaraqueçaba, Antonina e Morretes, que também são pontos importantes de visitação e turismo do litoral. A partir de agora, as agências da Copel em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná passam a atender das 8 às 17 horas ininterruptamente, inclusive aos sábados. O regime normal de funcionamento, que é de segunda a sexta das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, será retomado a partir de 15 de janeiro, quando a grande demanda por serviços nas agências já deverá ter sido satisfeita. “A principal razão que leva um consumidor a procurar uma agência da Copel é regularizar débitos pendentes e pedir a religação do seu domicílio”, explica o gerente de serviços da empresa no litoral, Ari Sílvio Capete. Para evitar a desagradável surpresa de encontrar a luz da casa de praia cortada, ele sugere aos proprietários que verifiquem antes de viajar se não há nenhuma fatura pendente. “Por telefone ou pela internet, é possível consultar a Copel e evitar transtornos”, recomenda. A central de atendimento telefônico da Companhia está disponível 24 horas por dia, com ligação gratuita pelo número 0800-41-0196. Na internet, o acesso à agência virtual é feito pelo endereço www.copel.com (Sua conta on-line). As agências da Copel nas praias funcionam nestes endereços: Matinhos, Rua República do Paraguai, 334; Pontal do Paraná, Rua Manoel Marques, s/no e Guaratuba, Travessa Onze de Outubro, 30. Termovisor - A Campanha de Verão é uma iniciativa que a Copel desenvolve há muitos anos como forma de lembrar aos paranaenses que a sua empresa de energia está presente, atuante e à disposição também nos períodos de férias e lazer. Para que tudo funcione com precisão, a Copel faz checagens periódicas nas principais instalações do sistema elétrico da região, incluindo inspeções de linhas e redes com uso de termovisores. Esses equipamentos permitem identificar pontos de superaquecimento nas redes elétricas, como conexões e emendas já desgastadas, e promover correções antes que se manifestem provocando desligamentos. Também a arborização das vias públicas é objeto de atenção pela Copel, já que boa parte dos desligamentos acidentais nas redes de energia é provocada pelo toque ou queda de galhos de árvore sobre a fiação. Nos principais balneários, a empresa está finalizando os trabalhos de poda com o objetivo de reduzir o efeito dos temporais, típicos da época, sobre os serviços de eletricidade.